CETAD UFBA

"As drogas, mesmo o crack, são produtos químicos sem alma: não falam, não pensam e não simbolizam. Isto é coisa de humanos. Drogas, isto não me interessa. Meu interesse é pelos humanos e suas vicissitudes."
Antonio Nery Filho

Agenda Cultural

Envie sua sugestão para nossa Agenda Cultural através do Fale Conosco!


PROGRAMAÇÃO - JUNHO


ARTES VISUAIS

VIA PALCO – DIA DO CIRCO - Exposição composta de dois trabalhos retrata o universo do circo através de estéticas diferentes.
Onde? Galeria Xisto Bahia
Quando? Até 19/6, seg a sex, 9h às 21h; sáb, dom e feriados, 16h às 21h
Grátis

BONECAS QUILOMBOLAS - A artesã Ana Barros apresenta o registro do trabalho cotidiano das mulheres quilombolas, recriando cenas de seu dia-a-dia em papel machê.
Onde? Casa Afrânio Peixoto – Lençóis
Quando? Até 30/6, 8h30 às 12h e 13h30 às 18h
Grátis

NA PALMA DA MINHA MÃO: TEMAS AFRO-BRASILEIROS E QUESTÕES CONTEMPORÂNEAS - Ilustrações do artista plástico Rodrigo Siqueira são transformadas em telas que compõem a mostra.
Onde? Biblioteca Pública do Estado da Bahia
Quando? 3/6 a 30/6, 8h30 às 21h
Grátis

IMAGENS DA BAHIA - Imagens da Bahia Mostra composta por cartazes produzidos pela Bahiatursa para divulgar o aspecto turístico, histórico, regional e arquitetônico da Bahia, no Brasil e no exterior.
Onde? Biblioteca Juracy Magalhães Júnior – Itaparica
Quando? Até 30/6, 8h às 17h
Grátis

SMETAK – O ALQUIMISTA DO SOM - A mostra de longa-duração apresenta as peças do acervo da família do músico suíço que viveu na Bahia entre 1937 e 1984.
Onde? Sala Walter Smetak – Centro Cultural Solar Ferrão
Quando? Ter a sex, 10h às 18h; sáb, dom e feriados, 13h às 17h
Grátis

PELOS CAMINHOS DE SALVADOR - Reúne imagens e fotografias que retratam parte da urbanização, crescimento e modernização da capital baiana.
Onde? Museu Tempostal
Quando? Ter a sex, 10h às 18h; sáb, dom e feriados, 13h às 17h
Grátis

CINE E VÍDEO

SESSÃO ACESSIBILIDADE - Exibição de filmes que visam a trabalhar a questão da surdez, como Quem Somos Nós? (1/6), O Segredo de Beethoven (8/6) e O País dos Surdos (15/6).
Onde? Biblioteca Anísio Teixeira
Quando? 1/6 a 15/6, às quartas, 9h e 14h
Grátis
http://www.fpc.ba.gov.br

DOCUMENTÁRIOS AFRICANOS INÉDITOS NO BRASIL ESTREIAM EM SALVADOR - O público pode conferir os documentários Atlânticos e Sob as Brumas da Floresta, obras que lançam um novo olhar sobre os problemas e a riqueza natural e cultural do continente africano.
Onde? Sala Walter da Silveira
Quando? 4/6 a 9/6, 19h
Grátis

IDENTIDADE – LANÇAMENTO DO DOCUMENTÁRIO SER QUILOMBOLA - Documentário retrata os principais elementos que constituem a identidade quilombola a partir das comunidades de São Francisco do Paraguaçu e Porteiras, localizadas, respectivamente nas cidades de Cachoeira e Entre Rios. A obra também aborda o debate sobre os critérios da autodefinição e territorialidade do decreto 4.887/03, que está sob ameaça no Supremo Tribunal Federal.
Onde? Saguão da Assembleia Legislativa da Bahia (CAB)
Quando? 7/6, 10h
Grátis

INTERNACIONAL – FESTIVAL PROMOVE CINEMA FRANCÊS EM SALVADOR - O Festival Varilux de Cinema Francês traz, em sua edição 2011, filmes da recente produção cinematográfica francesa; em Salvador, a iniciativa é promovida pela Aliança Francesa. Os filmes vão de comédias e ação a animações e filmes de autor.
Onde? Espaço Unibanco de Cinema
Quando? 10/6 a 16/6, horários variados
Quanto? Valores variados
Mais informações podem ser encontradas no site do Festival:
FestivalCineFrances

DIFUSÃO – QUARTAS BAIANAS CIRCULA PELO INTERIOR DA BAHIA - O projeto Quartas Baianas no Interior chega este mês a Vitória da Conquista; em julho, ainda marcará presença em Camaçari e Lençóis. A circulação leva aos municípios obras da cinematografia baiana, dando visibilidade e acesso a este patrimônio. São realizadas mostras de filmes – incluindo lançamentos –, debates e uma oficina de audiovisual, promovendo também a formação na área.
Onde? Vitória da Conquista / Camaçari / Lençóis
Quando? 8/6 a 11/6 | 6/7 a 9/7 | 13/7 a 16/7
Grátis
As inscrições podem ser feitas pelo site do evento:
Site Quartas Baianas

DANÇA

SOCIAL E POPULAR – BORDEL RETRATA SENSAÇÕES DAQUELES QUE CONVIVEM COM A PROSTITUIÇÃO - A montagem viaja pelas décadas de 1970 e 80, mas dá roupagem contemporânea a esta reflexão sobre a prostituição. O trabalho é da Cia. de Dança Robson Correia, a companhia busca, através da comunicação corpórea, apresentar um trabalho artístico-performático que trata de temáticas sociais e populares.
Onde? Sala do Coro do TCA
QUando? 2/6 a 12/6, qui a dom, 20h
Quanto? 12 e 8

MEMÓRIA DAS ÁGUAS - Montagem em que as dançarinas Ana Rita Almeida e Viviane Bastos dialogam com múltiplos símbolos que cercam as questões da alma feminina.
Onde? Teatro Gamboa Nova
Quando? 11/6 a 19/6, sáb e dom, 20h
Quanto? 10 e 5
http://www.teatrogamboanova.com.br

HORA DAS ESTRELAS - Espetáculo com a bailarina Karina Oliveira e suas alunas da milenar dança do ventre.
Onde? Cine-Teatro Lauro de Freitas
Quando? 18/6, 20h
Quanto? 12 e 6

LITERATURA

INCLUSÃO SÓCIODIGITAL - Projeto voltado para os serviços informacionais na internet, disponibiliza à população o acesso aos recursos da tecnologia digital.
Onde? Sala de Leitura da Biblioteca Inocêncio Calmon – Museu Eugênio Teixeira Leal
Quando? 1/6 a 30/6, ter a sex, 9h às 17h
Grátis

OPORTUNIDADE – EDUFBA REALIZA LANÇAMENTO COLETIVO DE PUBLICAÇÕES - O evento que contempla diversas áreas de estudo, conta com a presença dos autores e dá ao público a oportunidade de adquirir os livros a preços promocionais. Alguns dos títulos lançados são Arte e Cultura: memória e transgressão, de Edilene Matos, Realidade Brasileira em Debate, de Zilton Andrade e A Larga Barra da Baía: essa província no contexto do mundo, do professor Milton Moura.
Onde? Ante-Sala da Reitoria da UFBA
Quando? 7/6, 17h30 às 20h30
http://www.edufba.ufba.br

LÍNGUA PORTUGUESA – CONVERSAS PLUGADAS - O escritor angolano José Eduardo Agualusa estará em Salvador discutindo sua obra. A intenção do evento é possibilitar o entendimento e o debate das noções de língua e literatura que gravitam na obra de Agualusa, em especial em trabalhos como Nação Crioula.
Onde? CONVERSAS PLUGADAS: Teatro Castro Alves / LANÇAMENTO Milagrário Pessoal: Livraria Cultura (Shopping Salvador)
Quando? 7/6, 19h30 | 9/6
Quanto? CONVERSAS PLUGADAS: Grátis (retirar pré-convites na bilheteria do TCA ou SAC até 19h do dia do evento) | LANÇAMENTO Milagrário Pessoal: Grátis
http://www.tca.ba.gov.br

BIBLIOTECA MÓVEL - Festeja São João Xangô Menino levando para diversos bairros de Salvador livros, leitura, contação de histórias infantis, desenho e pintura.
Onde? Diversos bairros
Quando? 1/6 a 30/6, seg a qui, 8h às 16h30
Grátis
Maiores Informações:
http://www.fpc.ba.gov.br

MÚSICA

VOLANTE DO SARGENTO BEZERRA - O grupo apresenta um repertório baseado em músicas tradicionais das festas de São João, com ênfase nas marchinhas juninas, executadas com solos de guitarra baiana. Essa é a proposta da nova temporada de shows, intitulada A Volante de Volta às Origens.
Onde? Jequitibar Café – Varanda do Teatro SESI Rio Vermelho | Restaurante Grande Sertão
Quando? Às quartas, 21h30 | Aos sábados, 22h
Quanto? 10
http://www.avolante.com.br

SOM DE ZILDA - Grupo Pirombeira apresenta repertório repleto de música brasileira, experimentações e músicas autorais. A cada noite o evento recebe um convidado especial.
Onde? Bar Tenda da Deusa (São Lázaro)
Quando? 11/6, 18h30
Contribuições espontâneas http://www.somdezilda.com.br

ORÁCULO MUSICAL LUNAR - O músico italiano Stefano Cortese interpreta o personagem Senhor Lua, em espetáculo que mistura canções e artes cênicas.
Onde? Teatro Gamboa Nova
Quando? 16/6 e 17/6, 20h
Quanto? 10 e 5
Maiores Informações:
http://www.teatrogamboanova.com.br

ENCONTROS PERCUSSIVOS - Show de encerramento dos encontros tem como atrações a banda anfitriã, Percussivo Mundo Novo, sob direção musical de Mikael Mutti, e o DJ Camilo Fróes, além de outros artistas convidados.
Onde? Cine-Teatro Solar Boa Vista
Quando? 19/6, 16h; 30/6, 19h
Quanto? 10 e 5
http://www.blogdosolar.wordpress.com

VILA DO CHORO - Grupo Novato apresenta repertório com clássicos do chorinho.
Onde? Cabaré dos Novos – Teatro Vila Velha
Quando? 27/6, 18h
Quanto? 10 e 5

SANBONE PAGODE ORQUESTRA - O maestro Hugo San comanda ensaios abertos da orquestra que adapta o pagode e suas variações à música erudita.
Onde? Cine-Teatro Solar Boa Vista
Quando? 1/6, 15h e 30/6, 20h
Grátis
http://www.blogdosolar.wordpress.com

TEATRO

GÊNERO – GRUPO PIVOT ESTREIA O ESPETÁCULO VÉU CARMIM - Montagem conta a partir de uma poética do fragmento, da simultaneidade e da colagem, a história de uma mulher violentada sexualmente e sua difícil tarefa de superação. O jogo-espetáculo-teatral utiliza elementos do universo da dança do ventre, imagens, textos literários e jornalísticos que abordam a questão da violência sexual. Durante o espetáculo, o público pode interagir e participar da construção da história. A peça questiona o modo como a sociedade brasileira lida com a violência contra a mulher e convive com índices alarmantes de ocorrências.
Onde? Cabaré dos Novos – Teatro Vila Velha
Quando? 8/06 a 29/06, às quartas, 20h
Quanto? 20 e 10

KAONGE CONTA ZUMBI - Contemplado pela 2ª vez com o Prêmio de Interações Estéticas e Residências Artísticas em Pontos de Cultura, da FUNARTE, espetáculo é construído em parceria com comunidades quilombolas.
Onde? Auditório da UFRB – Cachoeira / Praça Central de Santiago do Iguape / Teatro Dona Canô – Santo Amaro / Comunidade Quilombola do Dendê
Quando? 8/6, 20h / 10/6, 19h / 11/6, 19h / 12/6, 13h

DIFERENTE – ESPETÁCULO É ESTRELADO POR ATORES SURDOS E OUVINTES - O texto de Diferente é baseado em situações apresentadas nas oficinas do projeto Vozes em Gesto, em que os participantes tiveram aulas de teatro, mímica e Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). O elenco é composto por três atores ouvintes e três surdos, selecionados durante estas oficinas. A peça narra a história de amor de uma jovem secretária ouvinte e um ator aspirante surdo – mas a surdez é apenas mais uma das diferenças que ligam os protagonistas e demais personagens.
Onde? Café Teatro Sitorne
Quando? 3/6 a 19/6, sex a dom, 20h
Grátis

As informações aqui contidas foram retiradas do site:
http://www.agendacultural.ba.gov.br/


create new tag

Contador de visitas grátis

Pressione Enter para enviar a busca.

Logar