CETAD UFBA

"As drogas, mesmo o crack, são produtos químicos sem alma: não falam, não pensam e não simbolizam. Isto é coisa de humanos. Drogas, isto não me interessa. Meu interesse é pelos humanos e suas vicissitudes."
Antonio Nery Filho

CETAD implanta Centro de Formação Permanente sobre Drogas

A Universidade Federal da Bahia, através do Centro de Estudos e Terapia do Abuso de Drogas (CETAD/UFBA), implanta em breve um dos cinco centros regionais de referência sobre drogas do estado que foram contemplados, no início deste ano, com recursos do Plano Integrado de Enfrentamento ao Crack e outras Drogas do Governo Federal. Estes centros serão destinados a possibilitar a formação permanente dos profissionais dos municípios de Salvador, Camaçari e Lauro de Freitas, que atuam nas redes de atenção integral à saúde e de assistência social para usuários de álcool e outras drogas e seus familiares.

Responsável pela coordenação do centro, a assistente social Ana Claudia Caldas observa que a atuação junto a usuários de álcool e outras drogas tem cotidianamente desafiado profissionais de saúde e de assistência social, uma vez que muitos destes não possuem conhecimento técnico específico para responder às diversas situações associadas a estes público.

"Nosso objetivo é contribuir na construção de um saber que possibilite a estes profissionais, uma leitura mais crítica da problemática que envolve o consumo e tratamento de usuários de substâncias psicoativas, repensando e reconstruindo formas de garantir o respeito ao usuário e aos seus direitos enquanto cidadãos", esclarece Ana Claudia Caldas.

O centro oferecerá 300 vagas distribuídos em quatro cursos de capacitação, sendo um de aperfeiçoamento - com carga horária de 120 horas e voltado para médicos dos programas e núcleos de assistência à saúde da família (PSF e NASF) -, e mais três de atualização (60 horas) que abordarão temas como atenção integral, intervenção breve, gerenciamento de casos, reinserção social e aconselhamento motivacional. Estes três últimos abrangerão um público mais amplo de profissionais da rede, como agentes comunitários, redutores de danos.

Nas próximas semanas, a coordenação do centro regional deverá fornecer mais detalhes sobre inscrição e conteúdos programáticos do curso, através do site do Observatório Baiano sobre Substâncias Psicoativas (CETAD Observa).


create new tag

Contador de visitas grátis

Pressione Enter para enviar a busca.

Logar