Núcleo de Ensino
É inegável na contemporaneidade a importância do fenômeno das toxicomanias em sua vinculação com os discursos e os modos de economia que sustentam as sociedades atuais.
As toxicomanias ganharam valor de sintoma e de fenômeno, que, muitas vezes, vêm acompanhados de implicações sociais, danos, prejuízos e condutas que infringem o bem estar social. Nesse quadro é crescente a utilização de produtos psicoativos como ainda o aumento da prevalência de seu consumo.
Esse fenômeno tem interessado e ocupado várias áreas: saúde, educação, sociologia, antropologia, religião, direito, psicologia, psicanálise, como ainda o Estado e a sociedade civil, o que aponta para a complexidade e a transdiciplinaridade na abordagem da questão.
Diante desta realidade, faz-se necessária a fundamentação, a formalização e a transmissão dos saberes adquiridos com vistas à formação de profissionais mais qualificados no exercício de suas atividades nessa área.
Nessa perspectiva, cabe ao Núcleo de Ensino:
- Planejar e desenvolver as ações formativas e informativas do CETAD, a partir da transmissão do saber teórico e prático sobre o fenômeno das toxicomanias e outras drogas, nas modalidades de clínica, redução de riscos e danos, prevenção e pesquisa.
- Estabelecer conexões com outras áreas de saber e/ou instituições afins.
Conheça os programas do Núcleo de Ensino do CETAD.