CETAD UFBA

"As drogas, mesmo o crack, são produtos químicos sem alma: não falam, não pensam e não simbolizam. Isto é coisa de humanos. Drogas, isto não me interessa. Meu interesse é pelos humanos e suas vicissitudes."
Antonio Nery Filho

Lançamento do CETAD Observa


Construído em plataforma colaborativa, o portal tem por missão difundir informações sobre álcool e outras drogas no estado da Bahia

Democratização da informação sobre álcool e outras drogas e seus usos são o foco do portal Observatório Baiano sobre Substâncias Psicoativas (www.cetadobserva.ufba.br), que será lançado na próxima quarta (02/06), às 9 horas, no auditório do Centro de Saúde do Trabalhador (CESAT). O observatório é um projeto do Centro de Estudos e Terapia do Abuso de Drogas - CETAD/UFBA, construído com o apoio da Secretaria Estadual de Saúde da Bahia (SESAB), da Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), da Coordenação de Saúde Mental do Ministério da Saúde (MS) e da Secretaria Nacional da Políticas sobre Drogas do Gabinete de Segurança Interinstitucional da Presidência da República (SENAD/PR).

O objetivo do site é fornecer à sociedade, em especial à população baiana, informações que auxiliem o leitor na discussão e reflexão sobre temas que envolvam as substâncias psicoativas para o enfrentamento ao uso abusivo, assim como a outros problemas associados ao seu consumo e comércio, norteando-se pelo princípio de garantia aos direitos humanos.

O professor Antonio Nery Filho é o idealizador do projeto que vem sendo construído desde julho do ano passado, por uma equipe com técnicos e estagiários de psicologia, ciências da computação, comunicação social, sociologia, medicina, entre outros. Célia Baqueiro, coordenadora do portal, considera que a perspectiva multidisciplinar possibilita a troca e riqueza de saberes que condiz com a complexidade de temas relacionados às substâncias psicoativas.

Nestes sete meses de atividades, foram pesquisados e disponibilizados à consulta online, publicações acadêmicas, políticas e legislações - especialmente de grupos e redes de pesquisas da Bahia. Previsto para este semestre, também será publicado no portal, um serviço de consulta à rede pública de saúde, assistência social, assistência judirídica voltados para a prevenção, atenção e tratamento do uso de substâncias psicoativas em todo o estado.

Além de democratizar informações, o portal também está configurado para a colaboração e interação do seu público. A plataforma Twiki, tecnologia livre colaborativa, é onde está hospedado o portal, que ainda dispõe de fórum e chat. Segundo Célia Baqueiro, o propósito é garantir um espaço de discussão com o intuito de fomentar uma estrutura horizontal, permitindo a diversidade e compartilhamento de objetivos comuns e a circulação de informações entre o seu público sobre as notícias veiculadas no site ou informações trazidas pelos próprios leitores.

O quê? Lançamento do portal do Observatório Baiano sobre SubstânciasPsicoativas? (www.cetadobserva.ufba.br)
Quando? 02 de junho de 2010, às 9 horas.
Onde? Auditório do CESAT, rua Pedro Lessa, 123, Canela.


create new tag

Contador de visitas grátis

Pressione Enter para enviar a busca.

Logar