Programa Municipal de Atenção a Usuários de Álcool e outras Drogas é tema de reunião Conselho de Saúde de Salvador
por Paula Boaventura em
O Conselho Municipal de Saúde de Salvador discutiu, nesta quarta (18), o Programa Municipal de Atendimento aos Usuários de Álcool e outras Drogas, apresentado pelo coordenador do Centro de Estudo e Terapia do Abuso de Droga, Antônio Nery Filho, que compôs a programa em parceria com a assistente social e técnica da SMS, Andrea Leite.
A proposta prevê a ampliação da rede de serviços de tratamento em álcool e outras drogas, através da implantação de mais 9 Centros de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas ((CAPSad), nos bairros de Valéria, Pau da Lima, Nordeste de Amaralina, Liberdade, Itapoan, Itapagipe, Barris, São Caetano e Periperi, o que totalizaria 10 CAPS ad no munícipio, incluindo o CAPS ad de Pernambués, além da implantação de Consultórios de Rua, voltado para o atendimento a crianças e adolescentes em situação de rua e vulnerabilidade social.
Outras medidas do programa são a capacitação dos agentes comunitários de saúde do munícipio e de profissionais de comunidades terapêuticas, além de ações educativas e preventivas junto à população, através de programas de rádio, ações em bairros e em postos de gasolina da cidade.
Com a implantação total do programa, o coordenador do CETAD prevê que "Salvador se tornará uma das cidades com melhor organização dentro das áreas médica, psicológica e social para atendimento de usuários de substâncias psicoativas". Para a presidente do Conselho Municipal, é importante a visibilidade do programa e a sensibilização dos profissionais de saúde para um problema tão atual.
fonte: CETAD OBSERVA