CETAD UFBA

"As drogas, mesmo o crack, são produtos químicos sem alma: não falam, não pensam e não simbolizam. Isto é coisa de humanos. Drogas, isto não me interessa. Meu interesse é pelos humanos e suas vicissitudes."
Antonio Nery Filho

SENAD propõe parceria a Centro Mexicano para Tratamento de uso de Crack

por Paula Boaventura em

A Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (SENAD) propôs parceria com o Centro de Integração Juvenil do México (CIJ), associação vinculada ao ministério da saúde do México, que atua no tratamento de usuários de drogas. O convite foi anunciado pela secretária adjunta da SENAD, Dra. Paulina Duarte, durante a realização do II Seminário Internacional da Rede de Pesquisa sobre Drogas, que aconteceu em Salvador (BA), nos dias 25 e 26 de novembro deste ano.

“ O México tem conseguido bons resultados na abordagem do crack, talvez seja um dos países onde o tratamento e a abordagem precoce do crack sejam mais promissores, daí nosso convite e o nosso interesse em estabelecer essa parceria”, destacou a secretária na presença do Dr. Ricardo Sánchez Huesca (CIJ), que apresentou um painel sobre os fatores psicossociais associados ao consumo de crack na população jovem mexicana.

Mestrado Profissionalizante - Paulina também divulgou a parceria da SENAD com a UFBA, que será responsável pela implantação de um curso de especialização latu-sensu e de um mestrado profissionalizante, que será coordenado pela Dr.a Guadalupe Medina (ISC/UFBA), ambos voltados para os profissionais da rede pública e da rede de apoio que existe na comunidade. O curso será implantado também nas demais universidades federais localizadas nas capitais contempladas pelo Programa Ações Integradas na Prevenção à Violência e Uso de Drogas (SENAD/PRONASCI).

Incentivos e Premiações – Durante o seminário, também aconteceu a a entrega dos prêmios dos vencedores do II Edital de Premiação de Pesquisadores e Trabalhos Científicos da Rede de Pesquisa sobre Drogas (SENAD). Foram sete categorias para dissertações, teses, pesquisadores de mestrado e doutorado, além do prêmio Personalidade Hour Conccour, que foi destinado ao padre Haroldo Rahm, fundador de quatro comunidades terapêuticas no estado de São Paulo.

Pesquisas – A Rede de Pesquisa sobre Drogas é uma iniciativa da SENAD em parceria com o Instituto de Toxicodependência de Portugal (IDT), e que tem por objetivo, segundo Paulina, formar e descentralizar os recursos humanos em políticas sobre drogas, “visando aqui a democratização de acesso de cientistas de todas as regiões brasileiras, aos projetos de interesse da política nacional sobre drogas, com conseqüente otimização dos recursos financeiros e o aumento da produção científica sobre drogas”.

A rede já funciona a cerca de 2 anos e durante o evento foram anunciadas e apresentadas pesquisas financiadas pela SENAD e pelo CNPQ, entre elas o I Levantamento Nacional sobre Álcool, Tabaco e outras Drogas entre universitários das 27 capitais brasileiras, sob a coordenação do Dr. Arthur Guerra, daUSP/SP, e o Projeto Álcool e Trânsito, também de alcance nacional e sob a coordenação do Dr. Flávio Pechanski da UFRS/RS. Foram divulgados resultados preliminares das pesquisas, ambas com publicação prevista para março de 2010.

Clique aqui para ler a cobertura do OBID sobre o II Seminário Internacional da Rede de Pesquisa sobre Drogas

fonte: CETAD OBSERVA

SENAD1Add my vote for this tag create new tag

Contador de visitas grátis

Pressione Enter para enviar a busca.

Logar