Estudo avalia uso de drogas entre universitários brasileiros
por Daniela Lima em
Em estudo inédito no Brasil, realizado pela Secretaria Nacional de Políticas Sobre Drogas (SENAD), o primeiro Levantamento Nacional Sobre Uso de Álcool, Tabaco e Outras Drogas entre Universitários das 27 capitais brasileiras revelam que quase metade destes já fizeram uso de alguma substância ilícita. Esses dados revelam um consumo maior entre essa população e alertam para as necessidades de políticas públicas voltadas para os mesmos.
O levantamento foi realizado através de questionários aplicados com alunos matriculados no ano de 2009, em instituições de ensino superior pública e privada. Ao todo foram quase 18.000 estudantes participantes. Os resultados indicam que 49% já experimentaram alguma droga ilícita. Dos menores de 18 anos, 80% afirmaram já ter consumido algum tipo de bebida alcoólica. 43% revelaram já ter feito uso múltiplo e simultâneo de drogas na vida.
O consumo de substâncias ilícitas foi maior entre estudantes da região Sul e Sudestes em instituições privadas da área de humanas. A prevalência de dependência encontrada foi maior entre a população geral que entre os universitários apesar de 22% dos universitários estarem sob risco de desenvolver dependência a álcool e 8% de maconha.
fonte: Obid-SENAD