CETAD UFBA

"As drogas, mesmo o crack, são produtos químicos sem alma: não falam, não pensam e não simbolizam. Isto é coisa de humanos. Drogas, isto não me interessa. Meu interesse é pelos humanos e suas vicissitudes."
Antonio Nery Filho

FHC assina documento para acordos sobre drogas

por Yuri Rosat em

Há 6 dias, três ex-presidentes da América Latina assinaram a Declaração de Viena que procura uma melhora da saúde e da segurança da comunidade ao buscar a incorporação de evidências científicas nas políticas de drogas ilícitas.

Fernando Henrique Cardoso (Brasil), Ernesto Zedillo (México) e César Gavira (Colômbia) endossaram a documento, que é declaração oficial da XVIII Conferência Internacional de AIDS (AIDS 2010), que iniciou ontem e se estenderá até 23 de julho. Outras personalidades como o peruano Mario Vargas Llosa, o brasileiro Paulo Coelho e o nicaraguense Sergio Ramírez, também são signatários da declaração.

FHC vem defendendo a mudança do modelo de repressão às substâncias ilícitas, adotado pela maioria dos países, inclusive pela Organização das Nações Unidas (ONU). Segundo noticiado no portal Terra, o ex-presidente acredita que “o usuário não deve ser tratado como um criminoso, tem de ser tratado como alguém que necessita de um apoio médico e hospitalar”. Para ele ao se criminalizar o consumidor, o Governo acaba por afastar a assistência sanitária e isolar o indivíduo, potencializando a disseminação de certas doenças transmissíveis.

Leia a Declaração de Viena...


create new tag

Contador de visitas grátis

Pressione Enter para enviar a busca.

Logar