CETAD UFBA

"As drogas, mesmo o crack, são produtos químicos sem alma: não falam, não pensam e não simbolizam. Isto é coisa de humanos. Drogas, isto não me interessa. Meu interesse é pelos humanos e suas vicissitudes."
Antonio Nery Filho

Curso da ABAPEQ aborda tratamento para usuários de SPA

por Dayse Reis em

Aconteceu neste sábado (24/07), no Centro de Estudo e Terapia do Abuso de Droga (CETAD-UFBA), mais uma edição do Projeto Capacitando a Rede, promovido pela Associação Baiana de Apoio a Prevenção, Terapia, Estudo e Pesquisa ao Abuso de Drogas (ABAPEQ).

O evento trouxe o tema "Modelos e estratégias de tratamento para usuários abusivos de SPA" e contou com a participação de um público heterogêneo, composto por psicólogos, psiquiatras, estudantes, assistentes sociais, enfermeiros e psicanalistas.

A capacitação foi conduzida pelo psiquiatra e psicanalista Luiz Alberto Tavares e pela psicóloga Patrícia Rachel Gonçalves, os quais realizaram uma explanação teórica sobre o tema no turno matutino, e pela tarde conduziram uma dinâmica de grupo.

No primeiro momento, Tavares fez um breve histórico acerca do uso de psicoativos pela ciência médica, diferenciando os diversos modelos de tratamento para usuários de substâncias psicoativas. Ele ponderou que não existem relatos históricos onde não haja a presença de psicoativos em algum contexto social.

Em seguida, Gonçalves apresentou a filosofia de atenção e cuidado a este público no CETAD, esclarecendo os procedimentos que são realizados desde o momento do acolhimento até a conclusão do tratamento.

O projeto terá continuidade no próximo dia 14/08 (sábado), abordando a temática “Introdução no manejo de psicofármacos (psicotrópicos) na Clínica Médica / Urgências nos casos de intoxicação”, tendo como facilitador o Psiquiatra José Luiz Guimarães.

fonte: CETAD Observa

create new tag

Contador de visitas grátis

Pressione Enter para enviar a busca.

Logar