CETAD UFBA

"As drogas, mesmo o crack, são produtos químicos sem alma: não falam, não pensam e não simbolizam. Isto é coisa de humanos. Drogas, isto não me interessa. Meu interesse é pelos humanos e suas vicissitudes."
Antonio Nery Filho

Espanha aprova o “Sativex”, medicamento à base de cannabis

por Yuri Rosat em

sativex O uso da maconha para fins medicinais vem ganhando cada vez mais espaço nas questões de saúde. No último dia 28, o governo espanhol aprovou o uso comercial do medicamento “Sativex”, derivado da planta cannabis. O remédio será usado no tratamento de espasmos em pacientes com esclerose múltipla.

O uso terapêutico da substância há anos é estudado e a existência de testes clínicos e evidências científicas comprovam sua eficácia, explica a ministra da saúde espanhola, Trinidad Jiménez, na reportagem do Estadão.

Com a aprovação, os pacientes de esclerose múltipla, que apresentam espasmos musculares moderados e graves, poderão consumir o “Sativex” através de aerossol oral, sob prescrição médica.

O fármaco, que terá sua produção realizada pelas companhias Almirall e GW Pharmaceuticals, será utilizado de modo muito restrito. Jiménez descartou o uso do medicamento para outras doenças.

A empresa GW Pharmaceuticals iniciou os trâmites para a aprovação do uso do “Sativex” em outros países da União Européia, como Alemanha, Itália e França.

Leia mais no Estadão.

fonte: CETAD Observa

create new tag

Contador de visitas grátis

Pressione Enter para enviar a busca.

Logar