CETAD UFBA

"As drogas, mesmo o crack, são produtos químicos sem alma: não falam, não pensam e não simbolizam. Isto é coisa de humanos. Drogas, isto não me interessa. Meu interesse é pelos humanos e suas vicissitudes."
Antonio Nery Filho

Ecstasy pode ajudar pessoas com transtorno pós traumático

por Paula Boaventura em

Um estudo feito com vinte pacientes norte-americanos indicou que o MDMA (metilenodioximetanfetamina), popularmente conhecida como ecstasy, pode ser uma opção terapêutica no tratamento de pessoas com transtorno de estresse pós-traumático (TEPT), ou seja para pessoas que vivenciaram ou testemunharam situações traumáticas, como violência ou desastres, por exemplo.

A pesquisa, coordenada pelo psiquiatra Michael Mithoefer, concluiu que droga age na inibição do medo, aumentando assim a eficácia da terapia. O estudo foi financiado pela Multidisciplinary Association for Psychedelic Studies (MAPS), associação norte-americana que fomenta pesquisas voltadas para o uso medicinal de psicoativos.

Pesquisas anteriores, como a do norueguês Teri Krebs, já identificaram os efeitos do MDMA neste segmento e muitas apontam que a substância possibilita ao paciente um estado de equilíbrio emocional, o que facilita uma maior adesão do paciente ao processo terapêutico em índices superiores aos registrados com o tratamento a base de benzodiazepínicos.

Em artigo sobre os efeitos e o histórico do uso do ecstasy, a psicóloga Stella de Almeida (NEIP-USP) escreve que a substância já era alvo de estudos científicos na década de 70, principalmente pelos seus efeitos terapêuticos. “[A MDMA] apresentava vantagens sobre seu antecessor, o LSD, pois não provocava mudanças perceptivas nem emocionais tão intensas, seus efeitos tinham duração mais curta e não haviam sido relatados flashbacks, “más viagens”, nem reações psicóticas em doses terapêuticas e em contextos controlados”, explica.

Apesar dos resultados, a equipe responsável recomenda estudos mais aprofundados. Em entrevista à BBC, Simon Wesselin, especialista britânico neste tipo de transtorno, compartilha da mesma opinião: “dado que o abuso de substâncias está associada a muitos problemas de saúde mental, incluindo a TEPT, eu gostaria de ver mais dados antes de recomendar”.

fonte: CETAD Observa

create new tag

Contador de visitas grátis

Pressione Enter para enviar a busca.

Logar