CETAD UFBA

"As drogas, mesmo o crack, são produtos químicos sem alma: não falam, não pensam e não simbolizam. Isto é coisa de humanos. Drogas, isto não me interessa. Meu interesse é pelos humanos e suas vicissitudes."
Antonio Nery Filho

Curso Fé na Prevenção é lançado na Cidade do Saber

por Paula Boaventura em

Cerca de 50 pessoas, na maioria líderes religiosos, assistiram ao lançamento do curso Fé na Prevenção, em palestras ministradas na Cidade do Saber (Camaçari) pela secretária adjunta da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (SENAD), Paulina Duarte e pelo coordenador do Centro de Estudos e Terapia do Abuso de Drogas (CETAD-UFBA), Antonio Nery Filho. Também compareceu ao evento, o prefeito de Camaçari, Luiz Caetano, que elogiou a iniciativa da SENAD e reforçou a importância dos líderes religiosos nas ações de prevenção ao uso de substâncias psicoativas.

Paulina Duarte explicou a metodologia do curso à distância, que tem duração de dois meses e busca qualificar lideranças religiosas para ações de prevenção ao uso de drogas e para orientação a usuários que busquem auxílio para encaminhamento e tratamento. Aos responsáveis por comunidades terapêuticas, a secretária anunciou que, nas próximas semanas, o governo disponibilizará recursos do Plano Integral de Enfrentamento ao Crack e outras Drogas, que serão destinados para fortalecimento destes serviço e que deverão ser distribuídos pela gestão municipal.

O curso foi desenvolvido pela UNIFESP, no qual são ensinadas técnicas de intervenção breve, apontadas recentemente em estudo científico como eficazes na prevenção ao alcoolismo. De acordo com o coordenador do CETAD, as instituições religiosas, assim como os educadores, tem um papel importante na manutenção de valores sociais que previnem o uso indevido de psicoativos e que, para que ações de prevenção tenham efeito, é necessário redirecionar o olhar para as pessoas e não nas drogas.

Bernardo Santos, integrante do terreiro Tonbelazazi (Camaçari), afirmou ter interesse no curso, já que o grupo religioso realiza ações comunitárias e observa a demanda de informações sobre prevenção e tratamento, principalmente entre os jovens.

O curso à distância é uma das capacitações previstas no plano operativo estadual tripartite do programa Ações Integradas na Prevenção ao Uso de Drogas e Violência, lançado em fevereiro deste ano. Uma semana antes, a comissão gestora do plano, que envolve governo estadual e os municípios de Camaçari, Lauro de Freitas Salvador e Simões Filho, já havia lançado os cursos para Educadores e para profissionais de saúde e de assistência social. As inscrições para o curso "Prevenção para Educadores" já estão abertas e há a expectativa de que as inscrições do "SUPERA" e do "Fé na Prevenção" iniciem-se ainda esta semana.

fonte: CETAD Observa

create new tag

Contador de visitas grátis

Pressione Enter para enviar a busca.

Logar