CETAD UFBA

"As drogas, mesmo o crack, são produtos químicos sem alma: não falam, não pensam e não simbolizam. Isto é coisa de humanos. Drogas, isto não me interessa. Meu interesse é pelos humanos e suas vicissitudes."
Antonio Nery Filho

Oficinas concluem propostas para rede de atenção a usuários

por Paula Boaventura em

A segunda etapa das oficinas realizadas pelo Centro de Estudos CETAD e secretarias da saúde (SESAB) e da justiça (SJCDH), realizadas na quarta (15), concluíram a elaboração de propostas de melhorias na rede de atenção e tratamento a usuários de álcool e outras drogas, iniciadas no dia 8. Os participantes das oficinas foram organizados em dois subgrupos que discutiram os problemas enfrentados na rede de serviços e o preparo técnico dos profissionais que nela atuam.

Entre as propostas formuladas, estão desde a ampliação e consolidação das redes intersetoriais de prevenção, tratamento e reinserção social, até supervisões técnicas e programas de educação permanente para técnicos dos serviços de saúde. Durante as discussões, a psicóloga Maria Luiza Miranda, que coordena o núcleo de estágio no CETAD, apontou a necessidade de um diagnóstico que indique quais são as ferramentas e conteúdos ideais e necessários para uma capacitação da rede de profissionais. Outra questão levantada foi a carência de um quadro técnico permanente, aspecto este que muitas vezes não colabora para a continuidade e qualidade dos serviços existentes.

As contribuições levantadas pelo grupo devem ser apresentadas aos secretários de saúde e justiça do governo estadual. Um próximo encontro está agendado para o dia 13 de outubro, quando serão apresentadas ações específicas de melhorias de acordo com as propostas sistematizadas nas oficinas.

fonte: CETAD Observa

create new tag

Contador de visitas grátis

Pressione Enter para enviar a busca.

Logar