CETAD UFBA

"As drogas, mesmo o crack, são produtos químicos sem alma: não falam, não pensam e não simbolizam. Isto é coisa de humanos. Drogas, isto não me interessa. Meu interesse é pelos humanos e suas vicissitudes."
Antonio Nery Filho

CETAD forma turma de especialistas

por Paula Boaventura em

O primeiro curso sobre Substâncias Psicoativas e seus Usos da Bahia, coordenado pelo Centro de Estudos e Terapia do Abuso de Drogas (CETAD/UFBA) e financiado pelo Ministério da Saúde (MS), formou, no último dia 25, sua primeira turma de especialistas em álcool e outras drogas.

A especialização latu sensu foi composta por uma turma de técnicos da rede pública de saúde da capital e do interior baiano e ministrada por uma equipe de professores das áreas de saúde e socioantropologia, estruturando-se numa perspectiva multidisciplinar.

"Nós construímos o curso norteados pela experiência de 25 anos do CETAD, no qual trouxemos uma abordagem dentro do ponto de vista médico, psicológico, psicanálitico, político e ético, orientando os alunos a refletirem suas práticas de acordo com os conteúdos apresentados", explicou Maria Eugenia Nunez, coordenadora do curso.

Segundo ela, a transdiciplinaridade também foi verificada entre os trabalhos de conclusão de curso. "O conjunto dos trabalhos demonstrou a complexidade do tema e alguns apresentaram questões muito atuais e com pouca presença na literatura científica", afirmou Eugenia.

Outro curso de especialização está sendo construído pela UFBa através do CETAD, com início previsto para o próximo ano, desta vez enquanto parte integrante do programa federal Ações Integradas na Prevenção ao Uso de Drogas e Violência, lançado em fevereiro deste ano.

fonte: CETAD Observa

create new tag

Contador de visitas grátis

Pressione Enter para enviar a busca.

Logar