Fumo Passivo vitima 605 mil pessoas por ano
por Paula Boaventura em
Pesquisa divulgada pela OMS, baseada em dados coletados em 2004, revelam que os efeitos nocivos do tabaco não atingem somente os usuários, mas também aqueles que convivem em ambientes de uso, os denominados fumantes passivos. Segundo matéria publicada no site da BBC, o cigarro mata anualmente 603 mil fumantes passivos, em sua maioria por infecções respiratórias.
No Brasil, a média anual é de 7,5 mil vítimas, sendo que 40% destas (2,8 mil) são crianças com idade inferior a 5 anos. A taxa elevada de vítimas jovens se dá principalmente ao fato de muitos serem filhos de pais fumantes, situação esta que, para especialistas, aponta a necessidade de se debater sobre o consumo de cigarros em ambientes familiares e privados.
Ainda de acordo com a BBC, a principal consequência do fumo passivo entre crianças são infecções respiratórias, enquanto que entre os adultos , o estudo aponta 4 mil mortes por problemas cardíacos, 380 por asma e 300 por câncer de pulmão.
"Especialmente em países pobres ou emergentes, como o Brasil, onde há maior incidência de doenças infecciosas, a combinação com o fumo passivo pode ser mortal", declarou a médica da OMS à BBC, Annette Prüss-Ustün.
Leia mais informações no site da
BBC.
fonte: BBC Brasil