CETAD UFBA

"As drogas, mesmo o crack, são produtos químicos sem alma: não falam, não pensam e não simbolizam. Isto é coisa de humanos. Drogas, isto não me interessa. Meu interesse é pelos humanos e suas vicissitudes."
Antonio Nery Filho

Saúde destina 15 milhões para CAPS

por Paula Boaventura em

O Ministério da Saúde divulgou nesta segunda (17) a destinação de 15,1 milhões de reais para os mais de 1500 centros de atenção psicossociais em funcionamento no país. Os recursos são provenientes do Plano Integrado de Enfrentamento ao Crack e outras Drogas, lançado pelo governo federal em maio do ano passado, e deverão ser repassados, ainda neste semestre, para a compra de equipamentos permanentes que possam contribuir na realização de oficinas, atividades terapêuticas e na informatização dos centros.

Veja a tabela de equipamentos permanentes do SUS.

Serão priorizados com parcelas maiores, os municípios de pequeno e médio porte, sobretudo das regiões Norte, Centro-Oeste e Nordeste. De acordo com o coordenador da área técnica de saúde mental do Ministério, Pedro Gabriel Delgado, o ministério busca, com isto, melhorar a atenção da rede pública às demandas de saúde mental nestas regiões, especialmente na questão do álcool e outras drogas.

Na Bahia, 129 municípios serão contemplados pela medida com recursos que totalizam cerca de 1,7 milhões de reais, com uma média de 11 mil reais de verba para cada CAPS. Já aquelas cidades que ainda não tem CAPS ou mesmo qualquer outro serviço público de saúde voltado para a atenção de usuários de substâncias psicoativas, estas ainda podem enviar projetos de implantação de CAPS AD, de Núcleos de Apoio a Saúde da Família (NASF III) e de leitos de desintoxicação em hospitais gerais.

Acesse relação de municípios contemplados pelo projeto.

Mais informações sobre o repasse federal aos CAPS poderão ser solicitadas pelo e-mail caps.saudemental@saude.gov.br.

fonte: CETAD Observa

create new tag

Contador de visitas grátis

Pressione Enter para enviar a busca.

Logar