CETAD UFBA

"As drogas, mesmo o crack, são produtos químicos sem alma: não falam, não pensam e não simbolizam. Isto é coisa de humanos. Drogas, isto não me interessa. Meu interesse é pelos humanos e suas vicissitudes."
Antonio Nery Filho

FHC lança Comissão de Políticas sobre Drogas

por Paula Boaventura em

O sociólogo e ex-presidente Fernando Henrique Cardoso lançou em Genebra, nos dias 24 e 25, a Comissão Global sobre Políticas das Drogas, organização não-governamental de abrangência internacional a qual presidirá e que congrega personalidades do cenário político, científico e cultural mundial, como a conselheira federal da Suiça Ruth Dreyfus, os ex-presidentes da Colômbia e do México, respectivamente, César Gaviria e Ernesto Zedillo e escritores Carlos Fuentes e Mario Vargas Llosa (Nobel de Literatura .

De acordo com declarações publicadas pela agência de notícias francesa AFP, o coordenador coloca como uma das bandeiras da comissão a descriminalização do uso de todas as drogas e a regulação do mercado de substâncias psicoativas, conforme acontece atualmente com o álcool e o tabaco em muitos países ocidentais.

Destacando o fracasso da política norte-americana de Guerra contra as Drogas, a comissão considera que "em muitos países, o dano causado pela proibição das drogas em termos de corrupção, violência e violação dos direitos humanos supera com folga o dano provocado pelas drogas", o que justifica a urgência da mudança de foco das políticas da segurança pública para uma perspectiva de atenção à saúde e garantia dos direitos humanos,

Entre as ações futuras da comissão, prevê-se criação de uma coleção de boas práticas e inovações em políticas sobre drogas, além de mobilizações para fortalecimento de políticas de redução de danos e para mudanças de sistemas de enfrentamento à questão das drogas tanto na ONU como em países que adotam uma política de repressão ao usuários de drogas.

fonte: CETAD Observa

create new tag

Contador de visitas grátis

Pressione Enter para enviar a busca.

Logar