CETAD UFBA

"As drogas, mesmo o crack, são produtos químicos sem alma: não falam, não pensam e não simbolizam. Isto é coisa de humanos. Drogas, isto não me interessa. Meu interesse é pelos humanos e suas vicissitudes."
Antonio Nery Filho

Balanço avalia gestão da saúde no Governo Lula

por Paula Boaventura em

Divulgado em dezembro de 2010, o balanço de gestão do Ministério da Saúde durante os dois períodos de governo Lula rememorou dados e ações desenvolvidos no setor nos últimos oito anos, inclusive para a área técnica de saúde mental, álcool e outras drogas. A implantação de CAPS, leitos de desintoxicação em hospitais gerais e políticas para redução e controle ao uso do álcool, crack e tabaco foram algumas das ações evidenciadas pelo então ministro da pasta na época de Lula, José Gomes Temporão.

Foram destacados neste período, a criação de 1592 centros de atenção psicossociais (CAPS), sendo 254 destes específicos para usuários de álcool e outras drogas, além do lançamento dos editais previstos ano passado para a ampliação em 6.120 leitos a serem ofertados por CAPS, hospitais gerais, casas de acolhimento transitório (CAT) e comunidades terapêuticas de todos estados brasileiros até 2011. Deste total, até o momento já foram criados 3% do previsto, segundo informações da Agência Brasil.

No controle ao fumo e ao consumo indevido de álcool, a publicação divulgou a criação da Política Nacional de Promoção da Saúde, que tem entre suas prioridades a redução do consum de álcool e tabaco, dados como o aumento em 5,1 milhões no número de tratamentos para fumantes e a redução em 0,7% no total de usuários de tabaco. Outro destaque ficou para a Lei Seca, criada em 2007, e que registrou neste mesmo ano uma queda de 6,2% no número de mortes no trânsito.

fonte: CETAD Observa / Ministério da Saúde

create new tag

Contador de visitas grátis

Pressione Enter para enviar a busca.

Logar