CETAD UFBA

"As drogas, mesmo o crack, são produtos químicos sem alma: não falam, não pensam e não simbolizam. Isto é coisa de humanos. Drogas, isto não me interessa. Meu interesse é pelos humanos e suas vicissitudes."
Antonio Nery Filho

Tykanori assume Saúde Mental (MS)

por Paula Boaventura em

Após saída do médico psiquiatra Pedro Gabriel Delgado, que comandou a Coordenação da Área Técnica de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas do Ministério da Saúde nos últimos dez anos, assume o cargo de coordenação o também médico psiquiatra Roberto Tikanori.

Profissional da Secretaria Municipal de Saúde em Santos, Tikanori é uma referência nacional em saúde mental, conhecido pela sua atuação durante o movimento da Reforma Psiquiátrica, nas décadas de 80 e 90. Para o presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS), o Dr. Helvécio Miranda, a presença de Tikanori na coordenação sinaliza "a oportunidade de aprofundar os dispositivos da reforma e qualificar cada vez mais a rede substitutiva humanizada da saúde mental no país, no marco dos dez anos da comemoração da Lei Antimanicomial".

Balanço de Gestão - Um balanço divulgado no portal do Ministério da Saúde revela um pouco do percurso de Delgado à frente da Área Técnica de Saúde Mental nos últimos sete anos (2003-2010). Especificamente na área de atenção à saúde de usuários de álcool e outras drogas, durante a sua gestão foram criados o Plano Emergencial de Ampliação do Acesso ao Tratamento e Prevenção em Álcool e outras Drogas no SUS (PEAD), em 2009 e, no ano seguinte, em parceria com a SENAD e outros ministérios, o Plano Integrado de Enfrentamento ao Crack.

Os dois planos foram responsáveis pela implantação de dispositivos que possibilitaram a ampliação de ações e serviços norteados pela lógica de atenção psicossocial e de redução de danos, como Consultório de Rua, CAPS ad e CAPS ad III, Casas de Acolhimento Transitório (CAT) e leitos de atenção integral em hospitais gerais. Outro foco dos planos foi a formação profissional de estudantes da área de saúde e de profissionais da rede pública, através da implantação de Escolas de Redutores de Danos (ERD), Programa de Educação pelo trabalho para a Saúde (PET-Saúde) e Centros Regionais de Referência de Formação Permanente.

fonte: CETAD Observa

create new tag

Contador de visitas grátis

Pressione Enter para enviar a busca.

Logar