CETAD UFBA

"As drogas, mesmo o crack, são produtos químicos sem alma: não falam, não pensam e não simbolizam. Isto é coisa de humanos. Drogas, isto não me interessa. Meu interesse é pelos humanos e suas vicissitudes."
Antonio Nery Filho

Álcool é 3º fator de risco de morte

por Paula Boaventura em

Dois e meio milhões de pessoas a cada ano, quase quatro porcento da população mundial, tem mortes prematuras devido ao uso nocivo do álcool, é o que afirma o relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS), divulgado no final de 2010, com base em dados obtidos desde 2004.

Este índice coloca o álcool - uma das drogas mais consumidas em todo mundo -, no terceiro lugar do ranking dos principais fatores de risco de saúde para mortes prematuras, superando doenças como aids e tuberculose. Estes fatores de risco são fisiológicos e sociais e, no caso do consumo de álcool, influenciam no agravamento de doenças do coração, câncer, cirrose hepática, acidentes de trânsito e violência doméstica. O relatório também indica outras possíveis consequências associadas à substância, como o aumento de vulnerabilidade diante de infecções como HIV, tuberculose e pneumonia.

De acordo com a organização, este quadro é resultado de uma cultura global de consumo cada vez maior e abusivo de álcool, reforçado por uma indústria de produção de bebidas alcóolicas com forte presença através de campanhas publicitárias.

Segundo a OMS, o enfrentamento deste problema passa pela organização de uma cooperação internacional, de caráter intersetorial, que conscientize os países quanto à gravidade do problema. Entre as estratégias apontadas pela organização, tem-se campanhas de prevenção e ações de redução de danos, além da regulação do mercado e controle de campanhas publicitárias de bebidas alcóolicas.

fonte: OMS

create new tag

Contador de visitas grátis

Pressione Enter para enviar a busca.

Logar