CETAD UFBA

"As drogas, mesmo o crack, são produtos químicos sem alma: não falam, não pensam e não simbolizam. Isto é coisa de humanos. Drogas, isto não me interessa. Meu interesse é pelos humanos e suas vicissitudes."
Antonio Nery Filho

Bahia realiza fórum para discutir segurança

por Paula Boaventura em

Ação integrante do Programa Pacto pela Vida, que foi lançado há duas semanas pelo governador Jaques Wagner, o Fórum Estadual de Segurança Pública, realizado na última segunda-feira (13), em Salvador, reuniu o governo e sociedade civil para discutir propostas e diretrizes para as ações futuras de segurança pública no estado.

As discussões foram divididas em oito grupos de trabalho que abordaram temas como sistema prisional, violência racial, juventude, atividade policial e drogas. Ao todo, participaram aproximadamente 600 pessoas - e, entre estas, cerca de 500 representantes da sociedade civil -, que trouxeram suas contribuições para o redirecionamento da política de segurança do estado, focando em mais prevenção que em repressão policial.

Sob o lema "Desconstruir (pre)conceitos para construir cidadania", o grupo de trabalho sobre Drogas e Violência levantou cerca 20 propostas que, em seu conjunto, orientam a adoção de uma perspectiva focada na prevenção, tratamento e, principalmente, reinserção social dos usuários de álcool e outras drogas. Também foi enfatizada a necessidade de maiores investimentos na rede pública de saúde, na melhoria em infra-estrutura e capacitação profissional para serviços de assistência social, especialmente as comunidades terapêuticas, e em campanhas de valorização da cidadania dos usuários.

A superintendente de Direitos Humanos da SJCDH, Denise Tourinho, convidada pela organização para palestrar ao grupo temático, alertou para a necessidade de se repensar o imaginário social que marginaliza o usuário de álcool e outras drogas. "Esta idéia é uma visão reducionista que não colabora para o enfrentamento da questão, além de não contemplar as diversas dimensões deste tema tão complexo", ponderou Denise.

Após os trabalhos das oficinas, foi realizada a plenária final com a presença dos secretários de Segurança Pública, Maurício Telles Barbosa, de Promoção da Igualdade Racial, Elias Sampaio, de Justiça e Cidadania, Almiro Sena, e de Desenvolvimento Social, Carlos Brasileiro. Os relatores de cada GT anunciaram os lemas dos conjuntos de propostas e os compromissos que deve ser pactuados entre governo e sociedade, entre elas, a proposta de criação do Conselho Estadual de Segurança Pública.

A comissão organizadora estabeleceu o dia 10 de julho como prazo máximo para divulgação do relatório final do fórum, documento que servirá de base para a construção do Plano Operativo do programa Pacto pela Vida.

fonte: CETAD Observa

create new tag

Contador de visitas grátis

Pressione Enter para enviar a busca.

Logar