CETAD UFBA

"As drogas, mesmo o crack, são produtos químicos sem alma: não falam, não pensam e não simbolizam. Isto é coisa de humanos. Drogas, isto não me interessa. Meu interesse é pelos humanos e suas vicissitudes."
Antonio Nery Filho

Bolívia sai da Convenção da ONU

por Da Redação em

Em defesa da tradição do acullicu (que consiste em mascar as folhas de coca), o Congresso boliviano aprovou, no último dia 26, a pedido do presidente Evo Moralles, uma denúncia contra a Convenção da ONU que criminaliza o hábito considerado patrimônio cultural no país, retirando assim, o país da Convenção da ONU.

O documento do organização internacional prevê a proibição da mastigação da folha de coca em um prazo já vencido de 25 anos a partir da validação da Convenção. Em 2008, a Junta Internacional de Fiscalização de Entorpecentes da ONU (JIFE) solicitou ao Peru e à Bolívia que abolisse o acullicu, pedido que foi criticado por vários especialistas e autoridades bolivianas, principalmente devido ao valor cultural e religioso da prática.

“Está comprovado que o acullicu não provoca danos à saúde humana e, pelo contrário, tem propriedades medicinais”, afirmou o presidente Evo Moralles, para a Agência Boliviana de Informação. Especialistas afirma que o hábito de mastigar as folhas da planta, considerada sagrada na Bolívia, auxilia no combate aos efeitos provocados pela altitude no corpo humano, como dor de cabeça, problemas respiratórios e cansaço.

No início deste ano, centenas de bolivianos protestaram em frente à embaixada norte-americana, a fim de manifestar apoio ao pedido do governo boliviano para que a ONU legalize o acullicu. Com a negativa da organização, o governo boliviano elaborou a denúncia que foi aprovada pelo parlamento, retirando-se assim da convenção.

De acordo com o documento de denúncia à convenção, o país poderá voltar a ser signatário até janeiro de 2012, desde quando o organismo possa concordar com a legalização do acullicu ao país.

fonte: CETAD Observa

create new tag

Contador de visitas grátis

Pressione Enter para enviar a busca.

Logar