Governos Estadual e Federal discutem rede de atenção
por Da Redação em
Até o mês de agosto, os governos federal e estadual elaborarão um plano de ações para ampliação da rede estadual de atenção a usuários de drogas, conforme noticiou o portal
Pacto pela Vida, acerca do que foi acordado em reunião entre o governador Jaques Wagner e os ministros da Saúde, da Justiça, de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza e a secretária nacional de Políticas sobre Drogas, Paulina Duarte.
Participaram também do encontro os secretários estaduais Jorge Solla (Saúde), Almiro Sena (Justiça, Cidadania e Direitos Humanos), Carlos Brasileiro (Desenvolvimento Social) e Maurício Barbosa (Segurança Pública), que apresentaram as demandas de cada setor para fortalecimento da rede no estado.
Na avaliação de Paulina Duarte, a Bahia tem sido o estado que mais tem obtido avanços em ações de enfrentamento à questão das drogas, destacando a experiência local dos Consultórios de Rua.
Jorge Solla defendeu como questão prioritária o investimento em novos equipamentos e na formação profissional. Também na perspectiva da saúde e da redução dos índices de violência, o secretário de Segurança Pública, Maurício Barbosa, falou da importância de campanhas educativas e de prevenção.
Na ocasião, a criação da Superintendência de Atendimento a Usuários de Drogas, que ficará vinculada à SJCDH, foi anunciada pelo governador para a equipe de ministros, que também enfatizou a necessidade de revitalização do Centro Histórico.
fonte: AGECOM