CETAD UFBA

"As drogas, mesmo o crack, são produtos químicos sem alma: não falam, não pensam e não simbolizam. Isto é coisa de humanos. Drogas, isto não me interessa. Meu interesse é pelos humanos e suas vicissitudes."
Antonio Nery Filho

Entidades propõem Frente pela Cidadania dos Usuários

por Da Redação em

Movimento sociais se reúnem amanhã (01), em Brasília, das 10 às 17h, para a criação da Frente Nacional de Entidades pela Cidadania, Dignidade e Direitos Humanos na Política Nacional sobre Drogas.

Entre os objetivos para a criação da Frente estão os recentes casos de violência em abordagens policiais a usuários de drogas, como ocorrido em São Paulo e Goiânia, o que também reflete a crescente ameaça aos direitos de cidadania dos usuários.

"Espécie de sinal verde, esta ideia da internação compulsória liberou toda ordem de violência contra as populações mais vulneráveis que precisam ser “freadas” em seu vicio, custe o que custar, numa reedição do higienismo, aos moldes do século XIX", afirma o texto, que também faz críticas às atuais medidas do Ministério da Saúde, como a inclusão de comunidades terapêuticas na Rede Pública de Atenção Psicossocial , contrariando as decisões das últimas conferências nacionais de saúde e de saúde mental.

Participarão do encontro amanhã, entre outras entidades, o Conselho Federal de Psicologia, o Conselho Federal de Serviço Social, a Associação Brasileira de Saúde Mental (ABRASME), a Rede Nacional Internúcleos da Luta Antimanicomial (RENILA) e o Movimento Nacional da População de Rua.

Confira aqui a íntegra da carta-convite para a reunião.

fonte: CETAD Observa

create new tag

Contador de visitas grátis

Pressione Enter para enviar a busca.

Logar