CETAD UFBA

"As drogas, mesmo o crack, são produtos químicos sem alma: não falam, não pensam e não simbolizam. Isto é coisa de humanos. Drogas, isto não me interessa. Meu interesse é pelos humanos e suas vicissitudes."
Antonio Nery Filho

Entidades criam Frente Nacional pela Cidadania de Usuários de Drogas

por Da Redação em

A preocupação motivada pelas mudanças nas políticas de atenção aos usuários de drogas e pela pressão política para o financiamento público de estabelecimentos de internação de longa duração, impulsionou mais de quarenta entidades e movimentos sociais de todo país a criarem no início deste mês (01), em Brasília, a Frente Nacional de Entidades pela Cidadania, Dignidade e Direitos Humanos na Política Nacional sobre Drogas.

Entre as reivindicações da Frente estão a ampliação dos investimentos públicos e a consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS), do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), assim como a garantia da participação popular e o respeito às decisões das conferências, como exposto nas Conferências Nacionais de Saúde, realizada em 2011, e de Saúde Mental Intersetorial, realizada em 2010.

Durante a primeira reunião para organização, os representantes dos movimentos sociais e entidades como o Conselho Federal de Psicologia e o Movimento Nacional de População de Rua, estabeleceram dez princípios que nortearão as ações da Frente, como a denúncia de ações e políticas higienistas e que criminalizem populações vulneráveis e a defesa por políticas de atenção integral e intersetorial à população de usuários de drogas.

Saiba mais informações na página do Conselho Federal de Psicologia.

fonte: CETAD Observa

create new tag

Contador de visitas grátis

Pressione Enter para enviar a busca.

Logar