CETAD UFBA

"As drogas, mesmo o crack, são produtos químicos sem alma: não falam, não pensam e não simbolizam. Isto é coisa de humanos. Drogas, isto não me interessa. Meu interesse é pelos humanos e suas vicissitudes."
Antonio Nery Filho

Álcool e suas conseqüências: uma abordagem multiconceitual

por Arthur Guerra de Andrade e James C. Anthony [Org] em

« Voltar

Autor Ano Local de Publicação Local Tema
Arthur Guerra de Andrade e James C. Anthony [Org] 2009 São Paulo  

Instituição de Origem Estado Instituição Instituição Responsável
| ICAA – International Council on Alcohol and Addictions e IPq – Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da FMUSP | São Paulo | ICAA – International Council on Alcohol and Addictions e IPq – Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da FMUSP |

Formato da Obra Formato Disponível Número de Páginas Idioma
Livro Texto integral 199 Português

Resumo

Livro: Álcool

Os transtornos relacionados ao uso do álcool, tais como abuso e dependência alcoólica, foram considerados, por muito tempo, assuntos importantíssimos em termos de saúde publica e na medicina devido a sua alta prevalência e seus efeitos devastadores no individuo, na família e na sociedade. O abuso e a dependência do álcool, no entanto, constituem somente uma pequena parcela das conseqüências decorrentes do uso do álcool.

Nas ultimas décadas, outros padrões de consumo como o uso moderado, o “beber pesado” e o “binge drinking” ganharam destaque, seja pela associação do beber moderado a uma diminuição das taxas de morbi-mortalidade decorrentes da atividade cardioprotetora do álcool, seja pela exposição do bebedor “pesado” e do bebedor “binge” a situações de risco como acidentes de trânsito, violência e sexo desprotegido.

Álcool e suas conseqüências: uma abordagem multiconceitual tem o intuito de reunir conceitos e resultados provenientes de estudos científicos recentes sobre padrões de consumo do álcool e conseqüências agudas e crônicas decorrentes destes padrões. Escrito por especialistas do meio acadêmico-científico nacionais e internacionais com vasta experiência neste tema, este livro pode ser considerado uma referência na área.

Organizado por duas renomadas instituições - o Instituto de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (IPq-HCFMUSP) e a organização não governamental européia, International Council on Alchohol and Addictions (ICAA) - o livro possui duas versões, uma em português e outra em inglês. A publicação foi editada pelos especialistas James C. Anthony, professor da Universidade de Michigan, nos EUA, e Arthur Guerra de Andrade, psiquiatra, professor da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e presidente executivo do Centro de Informações sobre Saúde e Álcool (CISA).

James C. Anthony é um dos maiores epidemiologistas na área de estudos do consumo de álcool, foi professor da Universidade Johns Hopkins até 2003 e atualmente é professor do Departamento de Epidemiologia da Michigan State University Medical School. Publicou mais de 300 artigos e livros e tem sido reconhecido através de várias homenagens e prêmios, incluindo a denominação de pesquisador altamente influente na literatura científica de Psicologia, Psiquiatria e Ciências Sociais.

A publicação, que apresenta diversas informações e resultados das mais recentes pesquisas sobre o consumo de álcool ao redor do mundo, foi organizada em nove capítulos, abordando temas como: dados epidemiológicos mundiais sobre o consumo nocivo de álcool; as principais consequências em longo prazo relacionadas ao consumo moderado de álcool; dependência do álcool; consumo nocivo de álcool entre estudantes; padrões de consumo do álcool e problemas decorrentes do beber pesado episódico no Brasil; álcool e HIV/AIDS; álcool e violência; álcool e trânsito; e consumo nocivo de álcool durante a gravidez.

Além da participação do Dr. Arthur Guerra de Andrade, a publicação trouxe a colaboração de outros profissionais, como a coordenadora do CISA, Camila Magalhães Silveira, co-editora e autora de dois artigos, e pesquisadores de diversas outras instituições nacionais e internacionais: André Malbergier, Carla Storr, Danilo Baltieri, Fernanda Cortez, Gabriel Andreuccetti, Hermann Grinfeld, Julio Ponce, Laura Andrade, Luciana Cardoso, Lúcio Garcia de Oliveira, Maria Carmem Viana, Salme Ahlström, Silvia Martins, Wolfgang Heckmann, Vilma Leyton e Yuan-Pang Wang, todos especialistas em temas relacionados à área da saúde e álcool.

Palavras Chave 1. Álcool - Abuso 2. Álcool - Efeito fisiológico 3. Alcoólatras - Psicologia 4. Alcoólatras - Reabilitação 5. Alcoolismo
Link Sumário - Álcool e suas conseqüências: uma abordagem multiconceitual; Cap 1 - Consumo nocivo de álcool - dados epidemiológicos mundiais; Cap 2 - Principais conseqüências em longo prazo relacionadas ao consumo moderado de álcool; Cap 3 - Dependência do álcool - aspectos clínicos e diagnósticos; Cap 4 - Consumo nocivo de álcool entre estudantes europeus - resultados do ESPAD; Cap 5 - Padrões de consumo do álcool e problemas decorrentes do beber pesado episódico no Brasil; Cap 6 - Problemas específicos - álcool e HIVAIDS; Cap 7 - A violência e o consumo nocivo de álcool; Cap 8 - Problemas específicos - álcool e trânsito; Cap 9 - Consumo nocivo de álcool durante a gravidez; Caderno colorido
Referência para Citação Álcool e suas conseqüências : uma abordagem multiconceitual / editores Arthur Guerra de Andrade, James C. Anthony, Camila Magalhães Silveira. -- Barueri, SP : Minha Editora, 2009.
Observação Material linkado do site Centro de Informações sobre Saúde e Álcool - CISA.


create new tag

Contador de visitas grátis

Pressione Enter para enviar a busca.

Logar