"As drogas, mesmo o crack, são produtos químicos sem alma: não falam, não pensam e não simbolizam. Isto é coisa de humanos. Drogas, isto não me interessa. Meu interesse é pelos humanos e suas vicissitudes."
Antonio Nery Filho
Autor | Ano | Local de Publicação | Local Tema |
---|---|---|---|
OLIVEIRA, Elias Barbosa de et al. | 2009 | Rio de Janeiro |
Instituição de Origem | Estado Instituição | Instituição Responsável |
---|---|---|
Revista Latino-Americana de Enfermagem | São Paulo | Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto / Universidade de São Paulo |
Formato da Obra | Formato Disponível | Número de Páginas![]() |
Idioma |
---|---|---|---|
Artigo em Magazine | Texto integral | 8 | Português |
Resumo |
---|
O álcool é a droga lícita de maior prevalência entre estudantes universitários e consumida de forma recreacional. Os objetivos deste estudo foram identificar as normas percebidas sobre o uso de álcool entre estudantes universitários, contrastar a percepção dos estudantes em relação ao uso de álcool por seus pares com a atual prevalência do uso de álcool e comparar o próprio uso de álcool com a percepção do uso de álcool pelos pares. Utilizou-se a técnica (survey) com 275 estudantes de uma universidade pública do Rio de Janeiro (Brasil), em 2008. A percepção dos estudantes sobre o uso de álcool pelos pares uma vez na vida e nos últimos doze meses foi acurada, porém, em relação aos últimos trinta dias houve percepção errônea (hiperestimativa). Os estudantes consomem bebidas alcoólicas de forma recreacional, principalmente em festas e bares, em companhia de amigos e pares. O consumo se mostra acima dos padrões estabelecidos.
Palavras Chave | drogas ilícitas; bebidas alcoólicas; estudantes universitários; grupo associado |
---|---|
Link | Artigo |
Referência para Citação | OLIVEIRA, Elias Barbosa de et al. Normas percebidas por estudantes universitários sobre o uso de álcool pelos pares. Rev. Latino-Am. Enfermagem [online]. 2009, vol.17, n.spe, pp. 878-885. ISSN 0104-1169. |
Observação | Material linkado com o banco de dados do Scielo. |