"As drogas, mesmo o crack, são produtos químicos sem alma: não falam, não pensam e não simbolizam. Isto é coisa de humanos. Drogas, isto não me interessa. Meu interesse é pelos humanos e suas vicissitudes."
Antonio Nery Filho
Autor | Ano | Local de Publicação | Local Tema |
---|---|---|---|
MUSAYON, Yesenia and CAUFIELD, Catherine. | 2005 | Lima/Peru |
Instituição de Origem![]() |
Estado Instituição | Instituição Responsável |
---|---|---|
Revista Latino-Americana de Enfermagem | São Paulo | Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto / Universidade de São Paulo |
Formato da Obra | Formato Disponível | Número de Páginas | Idioma |
---|---|---|---|
Artigo em Magazine | Texto integral | 10 | Português |
Resumo |
---|
Este é um estudo descritivo, correlacional, transversal, e qualitativo. Seus objetivos foram identificar os fatores de risco socio-demográficos e de trabalho para o consumo de drogas, tipos de violência no ambiente de trabalho relacionados ao uso de drogas e compreender a percepção da mulher trabalhadora sobre o fenómeno. Foram entrevistadas 125 mulheres trabalhadoras da área de Zapallal, Lima; com entrevistas detalhadas junto a 16 mulheres que haviam sofrido violência no seu ambiente de trabalho. 52,8% das mulheres faziam consumo de álcool, e 6,4% consumiam alguma droga ilícita. As católicas apresentaram risco maior para o consumo de álcool, assim como as com idade inferior a 20 anos apresentaram risco maior para o consumo de drogas ilícitas. Nesta amostra, 17,6% havia sofrido violência verbal no trabalho, 9,6% algum tipo de violência física e 1,6 por cento, assédio sexual no trabalho. A mulher trabalhadora se percebe como grupo vulnerável para a ocorrência de violência no trabalho, sente-se fraca para defender-se, e, em alguns casos, apesar de sentir medo e vergonha, notifica a violência.
Palavras Chave | Transtornos relacionados ao uso de substâncias, mulheres maltratadas. |
---|---|
Link | Artigo |
Referência para Citação | MUSAYON, Yesenia and CAUFIELD, Catherine. Drug consumption and violence in female work Zapallal - Lima/Peru. Rev. Latino-Am. Enfermagem [online]. 2005, vol.13, n.spe2, pp. 1185-1193. ISSN 0104-1169. |
Observação | Material linkado com o banco de dados do Scielo. |