CETAD UFBA

"As drogas, mesmo o crack, são produtos químicos sem alma: não falam, não pensam e não simbolizam. Isto é coisa de humanos. Drogas, isto não me interessa. Meu interesse é pelos humanos e suas vicissitudes."
Antonio Nery Filho

Qualidade de vida e comprometimento do sono em dependentes crônicos de cocaína

por LIMA, Adriana; ROSSINI, Sueli; REIMAO, Rubens em

« Voltar

Autor Ano Local de Publicação Local Tema
LIMA, Adriana; ROSSINI, Sueli; REIMAO, Rubens 2008 São Paulo São Paulo

Instituição de OrigemSorted ascending Estado Instituição Instituição Responsável
Arquivos de Neuro-Psiquiatria   Academia Brasileira de Neurologia - ABNEURO

Formato da Obra Formato Disponível Número de Páginas Idioma
Artigo em Magazine Texto integral 3 Inglês

Resumo

OBJETIVO: Avaliar a qualidade de vida (QV) em dependentes de cocaína na fase de uso de droga e comprometimento da qualidade do sono. MÉTODO: Foram avaliados 40 pacientes dependentes de cocaína (37 M; 3 F), com média de idade de 29,92 anos; e 40 controles, equiparando-se as variáveis de gênero e idade e utilizando-se os seguintes instrumentos: a) Entrevista clínica semi-dirigida; b) Classificação Econômica Brasil; c) Índice de Qualidade do Sono de Pittsburgh; d) World Health Organization Quality of Life-BREF (WHOQOL-Breve).  RESULTADOS: Os dependentes de cocaína apresentaram prejuízo na QV, com alterações nos domínios físico, psicológico e também das relações sociais. No grupo estudo não houve associação entre QV e qualidade do sono, ou seja, para os sujeitos desta amostra, a qualidade do sono não afetou a QV. CONCLUSÃO: No grupo estudo a QV foi considerada prejudicada, mas não devida de forma primordial ao comprometimento da qualidade do sono. Nestes pacientes a cocaína é provavelmente o fator primordial negativo sobre a QV e não o comprometimento do sono.

Palavras Chave cocaína, sono, distúrbios do sono, qualidade de vida
Link Artigo
Referência para Citação LIMA, Adriana; ROSSINI, Sueli; REIMAO, Rubens. Quality of life and sleep impairment in chronic cocaine dependents. Arq. Neuro-Psiquiatr., São Paulo, v. 66, n. 4, Dec.  2008 .   Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0004-282X2008000600007&lng=en&nrm=iso
Observação Material linkado com o banco de dados do Scielo.


create new tag

Contador de visitas grátis

Pressione Enter para enviar a busca.

Logar