CETAD UFBA

"As drogas, mesmo o crack, são produtos químicos sem alma: não falam, não pensam e não simbolizam. Isto é coisa de humanos. Drogas, isto não me interessa. Meu interesse é pelos humanos e suas vicissitudes."
Antonio Nery Filho

Percepção dos benefícios do consumo de drogas e das barreiras para seu abandono entre estudantes da área da saúde

por HENRIQUEZ, Patricia Cid  e  CARVALHO, Ana Maria Pimenta de. em

« Voltar

Autor Ano Local de Publicação Local Tema
HENRIQUEZ, Patricia Cid  e  CARVALHO, Ana Maria Pimenta de. 2009 São Paulo, Chile Chile

Instituição de Origem Estado Instituição Instituição Responsável
Revista Latino-Americana de Enfermagem São Paulo Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto / Universidade de São Paulo

Formato da ObraSorted ascending Formato Disponível Número de Páginas Idioma
Artigo em Magazine Texto integral 6 Português/Inglês

Resumo

Diversos estudos evidenciam o consumo de drogas entre estudantes universitários da área da saúde, de quem se espera comportamentos modelo em relação ao cuidado com a saúde. O objetivo deste estudo foi acessar a percepção de estudantes universitários de três carreiras diferentes na área da saúde, quanto às barreiras para deixar de consumir e os benefícios do consumo. Responderam a um questionário auto-administrável 80 estudantes do terceiro ano. As variáveis estudadas foram: condição de consumo, barreira e benefícios relacionados ao consumo ou deixar de consumir drogas, características pessoais e familiares. Um terço dos estudantes relatou uso de tabaco; 5% relataram usar maconha mais de uma vez ao mês; 15% relataram consumo de álcool e 6% de tranqüilizantes; 18% relataram serem fumantes, e 13% reportaram consumo de álcool desde antes dos 15 anos. Os benefícios do consumo são: relaxamento, sentimento de prazer, aceitação social. As barreiras para deixar de consumir referem-se à habituação e vício. Recomenda-se criar, no contexto da formação desses profissionais, auto-responsabilidade no cuidado com a saúde.

Palavras Chave estudantes; transtornos relacionados ao uso de substâncias; saúde; enfermagem
Link Artigo em português / Artigo em inglês / Artigo em espanhol
Referência para Citação HENRIQUEZ, Patricia Cid  e  CARVALHO, Ana Maria Pimenta de. Perceptions of drugs benefits and barriers to quit by undergraduate health students. Rev. Latino-Am. Enfermagem [online]. 2008, vol.16, n.spe, pp. 621-626. ISSN 0104-1169.
Observação Material linkado com o banco de dados do Scielo.


create new tag

Contador de visitas grátis

Pressione Enter para enviar a busca.

Logar