CETAD UFBA

"As drogas, mesmo o crack, são produtos químicos sem alma: não falam, não pensam e não simbolizam. Isto é coisa de humanos. Drogas, isto não me interessa. Meu interesse é pelos humanos e suas vicissitudes."
Antonio Nery Filho

Videoconferência sensibiliza municípios para capacitações do Ações Integradas

Empoderar educadores, assistentes sociais e profissionais de saúde com informações que os transforme em atores estratégicos no enfrentamento ao uso indevido de drogas. Este é o objetivo dos cursos "Prevenção ao uso de drogas para Educadores" e "SUPERA", apresentados ontem em Salvador, em videoconferências para 14 municípios baianos. O evento foi promovido pelas secretarias estaduais de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), de Saúde (SESAB), de Educação (SEC) e de Desenvolvimento Social (SEDES), em parceria com o Insitituto Anísio Teixeira (IAT), que disponibilizou o recurso de videoconferência.

Os cursos, oferecidos pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (SENAD), foram detalhados pela sua diretora de políticas de tratamento e prevenção, Carla Dalbosco. Além disso, os profissionais dos municípios de Amargosa, Teixeira de Freitas, Senhor do Bomfim, Vitória da Conquista e região metropolitana de Salvador, entre outros,  também assistiram a palestra do coordenador do Centro de Estudos e Terapia do Abuso de Drogas (CETAD), professor Antonio Nery Filho.

De acordo com Nery Filho, é necessária uma reorganização dos papéis sociais e institucionais para enfrentamento da crise de valores morais e éticos em que vive a sociedade atual e que tem como um dos sintomas, o uso indevido de álcool e outras drogas. No caso específico dos jovens estudantes o professor julga necessário que os educadores "procurem compreender o contexto da escola e de suas potencialidades, a fim de motivá-los e poder oferecer outras possibilidades que não seja o abuso de substâncias psicoativas".

Intersetorialidade - As capacitações fazem parte do plano estadual para execução do programa Ações Integradas na Prevenção ao Uso de Drogas e Violência, lançado pela SENAD e pelo PRONASCI em cinco estados brasileiros. Na Bahia, o programa, que foi lançado exatamente há um ano atrás (28/07), e teve seu plano operativo pactuado no início deste ano (05/02), entre os governos federal, estadual e municipais (Salvador, Lauro de Freitas, Camaçari e Simões Filho).

Ontem, a comissão gestora do plano estadual lançou duas das cerca de oito capacitações que estão previstas no programa. Outra ação já em andamento é a capacitação das equipes multidisciplinares dos Consultórios de Rua, que atuarão no cuidado e atenção de crianças e jovens em situação de rua de Camaçari, Lauro de Freitas e Salvador.

Denise Tourinho, superintendente de apoio e defesa dos direitos humanos da SJCDH, afirmou que não há como qualquer governo oferecer soluções imediatas a um problema complexo como o uso abusivo de drogas. Ela acredita que a partir dos cursos e da atuação conjunta entre os diversos setores de governo e da sociedade, "os profissionais e representações sociais terão instrumentos para se reorganizarem e trabalharem propostas capazes de superar o clima permanente de insegurança, sobretudo nas escolas".

Segundo Carla Dalbosco, a oferta de duas mil vagas para assistentes sociais no curso SUPERA, também é reflexo do reconhecimento da intersetorialidade enquanto estratégia das políticas sobre drogas no país. Antes, somente profissionais de saúde poderiam matricular-se no curso à distância.

Interatividade - As novas tecnologias de comunicação, cada vez mais utilizadas para a formação de redes de capacitação, tem sido também uma das soluções encontradas pelos gestores públicos para mobilização de públicos de diferentes lugares. Carla Dalbosco considera que a modalidade de cursos à distância possibilita o alcance de um grande número de pessoas, sobretudo em um país de dimensões continentais como o Brasil. A flexbilidade de horários e interatividade também foram pontos destacados pela diretora.

Já a coordenadora do Conselho Estadual de Entorpecentes, Cida Trípodi e mediadora do evento, ressaltou o potencial de mobilização do sistema de videoconferência na integração de diversos municípios baianos. O sistema possibilitou ao público não só assistir os convidados, como também interagir com eles através de perguntas.

A coordenadora regional de educação de Pirajá, Jucineide Santos, que assistiu o evento pela manhã no auditório da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), parabenizou a iniciativa e aguarda a divulgação do início das inscrições, previstas para começar nos próximos quinze dias.

As inscrições serão online, através do site do Observatório Brasileiro de Políticas sobre Drogas (OBID), e os cursos deverão começar no dia 15 de setembro. No próximo mês, a SJCDH lançará em parceria com a SENAD, o curso Fé na Prevenção, direcionado a lideranças de quaisquer instituições religiosas. O evento acontecerá na Cidade do Saber, em Camaçari, em data a ser divulgada.

create new tag

Contador de visitas grátis

Pressione Enter para enviar a busca.

Logar