CETAD UFBA

"As drogas, mesmo o crack, são produtos químicos sem alma: não falam, não pensam e não simbolizam. Isto é coisa de humanos. Drogas, isto não me interessa. Meu interesse é pelos humanos e suas vicissitudes."
Antonio Nery Filho

Governo investirá 42 milhões para criação de rede AD

O governador Jaques Wagner lançou, na última semana (11), o plano "Viver sem Drogas", que estruturará e criará a rede pública e complementar de atenção a usuários de álcool e outras drogas do estado.

O documento integra o programa estadual Pacto pela Vida, que destinará um total de 42 milhões de reais nos próximos quatro anos, a serem investidos em serviços e equipamentos para tratamento e acolhimento de usuários de álcool e outras drogas, assim como para apoio familiar e qualificação dos profissionais de diversos setores de atenção aos mesmos.

O plano intersetorial foi elaborado sob a coordenação da Superintendência de Prevenção e Acolhimento a Usuários de Drogas e Apoio Familiar (SUPRAD) e é composto por 14 projetos que contemplam os eixos de tratamento, acolhimento, prevenção ao uso indevido e reinserção social de usuários.

Ampliação da rede SUS

Entre os eixos, está a ampliação e preparação da rede própria do SUS, conforme já anunciado anteriormente pela superintendente Denise Tourinho, e que prevê a ampliação da rede de CAPSad do estado e a implantação de hospitais de referência para a atenção integral a usuários de álcool e outras drogas.

O governo apoiará os municípios que desejarem implantar serviços de CAPS III e CAPSIIIad, com repasses mensais que vão de 50 mil a 70 mil reais.

Hospitais de Referência Álcool e Drogas

Quanto aos serviços hospitalares de referência (SHR-ad), também foi anunciado pelo secretário Jorge Solla, de acordo com informações do jornal A Tarde, a implantação de três unidades nas dependências do hospital Couto Maia (Salvador) - que terá seus serviços atuais transferidos para nova sede em Cajazeiras -, e dos hospitais psiquiátricos Afrânio Peixoto (Vitória da Conquista) e Lopes Rodrigues (Feira de Santana), totalizando mais de dois mil leitos.

Segundo a Portaria 2.842/2010 do Ministério da Saúde, os SHR-ad devem oferecer "suporte hospitalar, por meio de internações de curta duração, para usuários de álcool e/ou outras drogas, em situações assistenciais para as quais os recursos extra-hospitalares disponíveis não tenham obtido a devida resolutividade, ou ainda em casos de necessidade imediata de intervenção em ambiente hospitalar".

Ainda de acordo com a portaria, também é objetivo deste serviço evitar a internação de usuários de álcool e outras drogas em hospitais psiquiátricos, seguindo as determinações da lei 10.216/2001.


create new tag

Contador de visitas grátis

Pressione Enter para enviar a busca.

Logar