Seminário discute experiência do Consultório de Rua na Bahia
Com o olhar voltado para crianças e adolescentes em situação de rua é que o Consultório de Rua do CETAD/UFBA tem atuado desde sua primeira experiência, em 1999, mantendo a mesma filosofia em 2010, com a sua reimplantação em parceria com a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas. E para refletir sobre esta experiência nos últimos dois anos é que o CETAD/UFBA e a SENAD realizarão na Reitoria da UFBA, no dia 30 deste mês, o Seminário "A invisibilidade e o olhar do Consultório de Rua".
De olho na rua
Os profissionais e gestores da rede de atenção a usuários de álcool e outras drogas já poderão se inscrever para participar deste evento que abordará os aspectos e desafios enfrentados tanto pela população de rua - especialmente os que fazem uso de álcool e outras drogas -, quanto pelos profissionais que atuam junto a este público.
Clique aqui para fazer a sua inscrição!
Com a presença do idealizador do projeto, o professor Antonio Nery Filho e da titular da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas, Dra. Paulina Duarte, o evento também terá a participação da superintendente de Prevenção e Acolhimento aos Usuários de Drogas e Apoio Familiar (SUPRAD), Dra. Denise Tourinho, da representante da Área Técnica de Saúde Mental da SESAB e responsável pela coordenação do Consultório de Rua em sua primeira implantação, Mirian Gracie Plena, do coordenador do Grupo Interdisciplinar de Estudo sobre Substâncias Psicoativas (GIESP), professor Edward
MacRae? , do especialista em Criminologia, o professor Ricardo Cappi, do coordenador do Projeto Quixote (SP), Cláudio Loureiro, da coordenadora nacional do Movimento de População de Rua, Maria Lúcia Pereira.
Livro Guia
Na ocasião, a coordenadora executiva do Consultório de Rua do CETAD, Andrea Leite, também fará a apresentação do livro guia do Projeto Consultório de Rua, que também será disponibilizado aos participantes do evento.
O Consultório de Rua é considerada pelo Ministério da Saúde como uma experiência exitosa para a atenção a usuários de substâncias psicoativas em situação de rua e, foi eleita como uma das três boas práticas a ser implantada com o apoio do Programa Federal Ações Integradas na Prevenção ao Uso de Drogas e Violência (SENAD/PRONASCI).
Atualmente, o CETAD em parceria com a SENAD, supervisiona a reimplantação do projeto em Salvador, como a implantação de novos Consultórios de Rua em Lauro de Freitas e Camaçari.
Para inscrições, clique neste link. Mais informações, acesse www.cetadobserva.ufba.br.