CETAD UFBA

"As drogas, mesmo o crack, são produtos químicos sem alma: não falam, não pensam e não simbolizam. Isto é coisa de humanos. Drogas, isto não me interessa. Meu interesse é pelos humanos e suas vicissitudes."
Antonio Nery Filho

CONTRATAÇÃO DE CONSULTOR(A) - INDIVIDUAL CONTRACTOR

CONTRATAÇÃO DE CONSULTOR(A) - INDIVIDUAL CONTRACTOR

Objeto da consultoria

Contratação de consultoria para coordenar e aplicar de um curso sobre políticas públicas e drogas, formular questionários de avaliação sobre o curso e o tema, além de apresentação de propostas de trabalho para o tema nos projetos BRAT83 (Segurança com Cidadania) e BRAX16 (Jovem de Expressão).

Contexto dos projetos

O Programa Conjunto Segurança com Cidadania (projeto BRAT83) é executado pelo UNODC e outras cinco instituições do Sistema Nações Unidas em três municípios brasileiros: Contagem/MG, Lauro de Freitas/BA e Vitória/ES. O programa visa desenvolver ações dirigidas a alcançar uma redução da violência que afeta crianças, jovens e adolescentes em situação de vulnerabilidade, por meio do cumprimento voluntário das regras, da auto-regulação do comportamento e da promoção de mecanismos de controle social.
O programa também tem a intenção de construir e reforçar as capacidades dos atores locais para garantir que as ações sejam levadas a cabo no âmbito da plena convivência cidadã e de um plano de segurança, assim como o reforço das condições de governança local que assegurem a sustentabilidade das ações. O alvo são crianças, jovens e adolescentes, homens e mulheres jovens, entre 10 e 24 anos, que são particularmente vulneráveis porque são excluídas do sistema educativo, são vítimas de violência doméstica ou intergeracional, estão envolvidos em atividades relacionadas com drogas, tais como o tráfico, ou pertencem a uma comunidade afetada pela presença de capital social perverso ou prejudicial.
Dentre as ações do UNODC no programa conjunto, está a oferta de um curso sobre políticas públicas sobre álcool e outras drogas em contextos de violência. O curso foi desenvolvido em parceria do UNODC com o UNAIDS e o Ministério da Saúde.
O projeto BRAX16 visa à implementação da metodologia "Jovem de Expressão" e à incorporação de ações adicionais de prevenção da violência e de acesso à justiça entre a população jovem de 18 a 29 anos, bem como estimular a formação e/ou fortalecimento de redes de atenção integral aos jovens no Distrito Federal. O Programa Jovem de Expressão é fruto de experiência piloto do Grupo CAIXA SEGUROS nas cidades de Sobradinho II e Ceilândia, Distrito Federal, nos anos de 2007 a 2009, e tem como objetivo a promoção da saúde dos jovens, com foco na redução da mortalidade por causas externas. A contribuição do Escritório Regional do UNODC para o Brasil e Cone Sul vem sendo concretizada por meio do aporte de sua expertise nos campos da prevenção da violência e do acesso à justiça e no estímulo ao trabalho em redes que promovam atenção integral aos jovens. Mais recentemente, o projeto tem necessitado, cada vez mais, de aportes especializados na área de drogas, principalmente políticas locais e de trabalho com jovens-adultos.


Para maiores informações acesse o site: http://www.unodc.org/southerncone/pt/vacancies/consultor-brat83-brax16.html


create new tag

Contador de visitas grátis

Pressione Enter para enviar a busca.

Logar