ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL

A bandeira da Assistência Estudantil é uma pauta que sempre mobilizou @s estudantes da UFBA. E ss mobilizações em torno desta pauta sempre contaram com a Residência Universitária como uma grande protagonista. A falta de um restaurante universitário para tod@s @s estudantes, de transporte interno, as péssimas condições da residência universitária e a melhoria da creche são reivindicações históricas d@s estudantes em nossa universidade.

Após a implementação das cotas, houve a inserção de um contingente significativo de estudantes de baixa renda, o que agravou o quadro já existente de carência de políticas sérias de assistência estudantil. A culpa é das cotas? NÃO. O fato é que as políticas de ações afirmativas para estudantes negr@s precisam ser aplicadas no seu conjunto, para isso é necessário oferecer as condições não só de acesso, mas de permanência destes estudantes e assim garantir o sucesso do sistema.

O primeiro sintoma real dessa nova conjuntura pós-cotas em nossa universidade foi o aumento na demanda por vagas na Residência Universitária, que desaguou no início do ano de 2006 no MSRU (Movimento dos Sem Residência Universitária).

A demanda pela Assistência Estudantil é maior hoje do que antes da implementação das cotas, que foi apenas o primeiro passo para a verdadeira democratização da UFBA. Os setores populares da sociedade hoje apostam na plena implementação das ações afirmativas e num aprofundamento das políticas de Assistência Estudantil por parte do Governo Federal

Gestão Declare Guerra a Quem Finge te Amar
2007-2008

-- FabricioSantana - 18 Jul 2007

Twittadas