I Encontro de Mulheres Estudantes da UFBA - EMEUFBA

cartazEME.jpg

Nos dias 5, 6 e 7 de outubro de 2007, acontecerá na Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia o I Encontro de Mulheres Estudantes da UFBA – I EMEUFBA, que contará com a participação de Entidades feministas e órgãos que discutem a questão da mulher na sociedade, com movimentos sociais, e com a participação de todas aquelas que tiverem interesse em construir e participar deste espaço. podem participar qualquer mulher interessada!

Com este encontro buscamos agregar todas as mulheres em torno de debates comuns, como o de Universidade, de poder, de sexualidade, de autonomia, de trabalho, de movimento estudantil, como tantos outros necessários para a construção de uma sociedade mais igualitária, livre do machismo, do sexismo, da violência física e psicológica pela qual estamos sujeitas a passar, livre das opressões também de raça e de classe que se inter-relacionam e não podem ser deixadas de lado, pois fazem parte fundante do sistema social e econômico em que vivemos.

Mais do que convidando, estamos convocando a todas as mulheres para participarem conosco desse importante espaço de debate e auto-organização.

Onde: Faculdade de Arquitetura da UFBA, Rua Caetano Moura, s/n, Federação Quando: 05, 06 e 07 de outubro de 2007 Quanto: $ 2,00 (valor simbólico) Como: enviar um email para emeufba@yahoo.com.br com os seguintes dados:
*nome completo
*de onde é (se da UFBa de que curso e o Registro de Matricula, ou se de outro lugar ou entidade, qual)
*opção por alojamento e/ou alimentação
* telefone e email

SEXTA SÁBADO DOMINGO
Manhã 8:30   2. Mesa: “ Mulher e Poder” 5. Filme “Mesa “ Mulher e Movimento Estudantil”
Tarde 14:00   3. GD’s 6. Plenária
Noite 19:00 1. Conferência de Abertura 4. Oficina da Batucada da MMM*

1. Conferência de Abertura: Atividade que vai abrir o encontro. Contará com a participação de diversas entidades de mulheres e feministas, bem como sindicatos e entidades representativas, conselhos e fóruns estaduais relacionados ao debate de mulheres.

2. “Mulher e Poder”: Mesa com o objetivo de discutir a situação das mulheres nos diversos espaços de poder na sociedade como a universidade, os poderes estatais, movimentos sociais, na política... Como essa situação vem se modificando, as pautas e lutas de nós mulheres nesse debate.

3. GD’s: “Assistência estudantil”
* “ Orientação Sexual”
* “ Legalização do Aborto”

* “ Mulher Negra”
* “ Tripé Feminista - Ensino, Pesquisa e Extensão.”
* “ Mulher e Trabalho”
* “Políticas Públicas para Mulher”

4. Oficina da Batucada da MMM: A batucada é uma atividade da Marcha Mundial de Mulheres (MMM) que visa um debate de mulheres, sobre a marcha, das pautas feministas, junto com a construção de instrumentos para a realização da batucada com palavras de ordem com conteúdo discutido na oficina. É uma forma lúdica de intervenção Feminista.

5. Filme: Será exibido um filme sobre Mulher no Movimento Estudantil. Este filme é produto de uma pesquisa realizada por Camila Vieira como trabalho de conclusão do curso de Jornalismo.
“Mulher e M.E.” – Debate sobre o Movimento Estudantil e a participação feminina.

6. Plenária: Espaço onde serão consensuadas as propostas surgidas durante o encontro. Nesse momento só poderão participar as mulheres estudantis da UFBA.

OBS1: Para receber o certificado pela Pró-Reitoria de Extensão é necessário informar o Registro de Matricula, o curso e o nome completo, além de ter que participar de, pelo menos, quatro turnos.

OBS2: Enviaremos os nomes das palestrantes logo, pois estamos confirmando as presenças.

OBS3: telefone para contato: 8885-8838 (Ligia - Diretora de Gênero do DCE/UFBA)

Diretoria de Gênero
Gestão Quilombo Kizomba Ousar ser Diferente