CULTURA e ARTES

Absorver, discutir, produzir e democratizar Cultura. Formar agentes culturais engajados na luta por uma sociedade mais justa. É nesse sentido que a entendemos, como um dos principais pilares na construção dessa sociedade.

Quando puxamos o debate sobre esse tema, ainda, e infelizmente pra muitas pessoas, ele se confunde e se esgota sob a perspectiva do entretenimento. É preciso, portanto, entender que cultura perpassa literatura e arte. Devemos ampliar esse conceito a toda ou quase toda manifestação vinda de uma sociedade, para que dessa forma, possamos entendê-la melhor.

Dado esse contexto, vale enfatizar a contribuição da cultura na transformação dos indivíduos, conscientizando-os do seu papel por um mundo mais justo e igualitário. Por isso, falar de cultura é falar também de formação, capacidade de analisar o mundo, propor e lutar por dias melhores...

Alguns dos acontecimentos culturais de vanguarda do nosso país estiveram ligados à história do Movimento Estudantil. Vários destes nasceram no seio da Universidade, protagonizados pelos estudantes, provocando grandes impactos, possibilitando o fortalecimento do próprio movimento, estimulando o povo a pensar, mostrando para além dos muros da academia, a voz e o desejo de mudança.

É essa voz que está em cada um de nós, latente, que não se cala diante das injustiças, que precisa de oportunidades. Por isso, o DCE UFBA tem que ter condição de ser esse agente propiciador, estimulando as diversas linguagens artísticas e culturais, democratizando o acesso à cultura, absorvendo as diversas manifestações oriundas do povo, intermediando essa relação de troca de informação. O DCE tem que ser capaz de mostrar cultura e arte contrapondo-se à lógica neoliberal de mercado. Nesse sentido, sendo contestador, visando e propondo um outro modo de ver e fazer o mundo.

Gestão Quilombo Kizomba: Ousar Ser Diferente
2007-2008

-- FabricioSantana - 18 Jul 2007

Twittadas