Procuradora da UFBA é presa por suspeita de FRAUDE

Ironia do destino? A mesma que autorizou a Polícia Federal a invadir a reitoria e ameaçou-nos de expulsão, foi presa hoje pela Polícia Federal por Fraude. Veja reportagem abaixo

Nelson Luis, do A Tarde On Line

Policiais federais prenderam 16 pessoas na "Operação Jaleco Branco", na manhã desta quinta-feira, 22, em Salvador. Os envolvidos são suspeitos de participar de uma organização criminosa especializada em fraudar contratos e licitações públicas de secratarias e outros órgãos públicos. A ação teve início às 6h e mobilizou 200 policiais. Foram expedidos 40 mandados de busca e apreensão e 18 de prisão.

Na capital baiana, a ação resultou na prisão de 16 pessoas até o momento. Entre os detidos estão, Antônio Honorato, ex-presidente da Assembléia Legislativa e atual presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE); Marcelo Guimarães, ex-presidente do Esporte Clube Bahia e ex-deputado estadual (PL-BA); Ana Guiomar, procuradora geral da Universidade Federal da Bahia (Ufba); Elsio Andrande, ex-diretor geral da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab); Jairo Costa, conhecido como Barão, proprietário de restaurantes e empresas de segurança; Clemilton Andrande, proprietário de empresa de segurança e limpeza; e Afrânio Matos, apontado como laranja de Marcelo Guimarães, proprietário do Postdata.

Estão envolvidos também servidores do INSS e da Receita Federal, além de funcionários da Secretaria do Estado e da Prefeitura, que participavam, principalmente, na emissão indevida de certidões negativas. Todos os detidos foram encaminhados para a sede da PF, no bairro de Água de Meninos, onde prestam depoimento. Eles serão levados ainda nesta quinta para a Superintendência do órgão em Brasília.

Segundo a PF, o esquema era composto por empresários do ramo de prestação de serviços, principalmente de conservação, limpeza e segurança, e atuava na Bahia em licitações federais, estaduais e municipais. Os crimes praticados contavam com a participação de servidores públicos de diversos órgãos. Os mandados foram expedidos pela ministra do Superior Tribunal de Justiça (STF) Eliana Calmon.

As investigações, que começaram em 2005, apontam superfaturamento de preço, formação de cartel e utilização de empresa de fachada. O esquema se beneficiava ainda de contratos emergenciais repletos de vícios. Ainda de acordo com o órgão, a organização criminosa que atua há mais de 10 anos, causou um prejuizo aos cofres públicos de aproximadamente R$ 625 milhões.

*Com informações do repórter Adilson Fonsêca e Flávio Oliveira, do A Tarde
http://www.atarde.com.br/cidades/noticia.jsf?id=808748

Twittadas