Tecnologias Livres no CONUNE

Liberdade do Conhecimento em uma Universidade Democrática e Popular

Os debates em torno do GD de "Inclusão Digital, Tecnologia e Liberdade do Conhecimento" no CONUNE 2007 foram extremamente relevantes por diversos motivos, entre eles, podemos citar o fato de que está havendo uma maior mobilização e divulgação dos aspectos da cultura de uso do Software Livre e sua importancia no uso dentro da Universidade e nas políticas de Inclusão Digital.

O Software Livre surgiu baseado no conceito de Liberdade e que esta liberdade não é um direito individual, mas, sim, um direito coletivo, onde há um construção colaborativa entre as pessoas interessadas. É nessa filosofia que se dá a importância de uso nas Universidades, até porque precisamos de uma Universidade que preze pela liberdade do conhecimento.

Dentro deste debate, a UNE se colocou na defesa das licenças livres na produção acadêmica com a utilização do Creative Commons. Visto que toda a produção científica é financiada com o dinheiro do povo, este deve ter acesso a esses trabalhos acadêmicos sem restrições.

Por fim, o DCE-UFBA lutaremos para que o projeto de uma Universidade Democrática e, verdadeiramente, Popular paute estes pontos e, não venha a ser omissa quanto à liberdade do conhecimento, sobretudo, na utilização de Software Livre.

RESOLUÇÕES CONSENSUAIS:

* Campanha pelo direito a utilização de Software Livre em todos cursos universitários

* Defesa do Open Document Format(ODF) como formato padrão para trabalhos acadêmicos e de comunicação nas entidades estudantis

* Utilização do Creative Commons como licença padrão para disponibilização de trabalhos acadêmicos e para todas publicações da UNE.

* Contra a exigência de editores pré-determinados, mesmo que livres, para a confecção de artigos científicos e trabalhos acadêmicos.

* Utilização do Wiki e de chat (com autenticação se necesário) na organização do movimento estudantil

* Implementação imediata do WIKI da UNE

* Apoio ao projeto Ginga Brasil que consiste na difusão do middleware livre desenvolvido no Brasil para ser utilizado na operação e na interatividade dos dispositivos do Sistema Brasileiro de TV Digital.

* Migração total do site da UNE para Software Livre

* Disponibilização de documentos exclusivamente em formatos abertos no site da UNE

* Realização do 2º. Seminário Nacional de Inclusão Digital da UNE

* Participação da UNE na Conferência Latino-Americana de Software Livre em Itaipu-PR