Projeto de bolsa - DTR3 - Fapesb

Resumo

(Sintetizar a finalidade geral do projeto.)

Justificativa do orientador/representante da instituição

O Grupo de Pesquisa em Educação, Comunicação e Tecnologias (GEC) da Faculdade de Educação da UFBA, no âmbito da pesquisa Tecnologias da informação e comunicação e novas educações apoiada pela Fapesb, busca investigar a relação entre a educação e as tecnologias, analisando as atuais práticas e políticas públicas, na busca de apontar algumas perspectivas de intervenção social, seja ela teórica ou prática, no sentido de potencializar a transformação dos processos pedagógicos. Para tanto, trabalhamos a partir de três perspectivas interdependentes: conceitual, política e prática.

Na perspectiva prática buscamos enfatizar a análise e o desenvolvimento de projetos educacionais com utilização das tecnologias, participando do desenvolvimento de cursos de graduação e de pós graduação a partir de uma inovadora estrutura curricular - hipertextual - assente numa perspectiva não-linear de educação, que toma as TIC como estruturantes dos processos pedagógicos.

Analisando diferentes ambientes digitais de gerenciamento de cursos que fazem uso de tecnologias, concluímos que todos estão assentes numa estrutura curricular tradicional, organizada em disciplinas e que, por isso, não são adequados para o gerenciamento dos cursos propostos pela Faced. Em vista disso optamos pelo desenvolvimento de um ambiente concebido especialmente para suportar essa nova estrutura curricular que vem sendo delineada e experienciada.

Objetivo Geral:

Desenvolver e implantar um ambiente digital on-line, de base livre, para gerenciamento e dinamização de cursos assentes numa estrutura curricular hipertextual

Objetivos Específicos ( Metas Físicas )

Desdobrar o objetivo geral em finalidades de caráter mais específico.

- Compreender a concepção hipertextual que embasa a organização curricular dos cursos propostos pela Faced/UFBA

- Participar da concepção do ambiente digital que dará suporte e gerenciará o desenvolvimento dos cursos propostos

- Participar do desenvolvimento das etapas da análise de sistemas do ambiente concebido

- Orientar e compor a equipe de programadores que irão programar o ambiente

- Implantar, testar e ajustar o sistema para que atenda as necessidades requisitadas pelos cursos.

- Socializar o sistema, via internet, para uso em outras instituições de ensino

Justificativa resumida:

Demonstrar a relevância do problema abordado e o estado da arte pertinente ao tema, evidenciando como os resultados previstos pelo projeto justificam sua execução.

Metodologia:

Descrever a metodologia a ser adotada para execução do projeto.

Mecanismos Gerenciais de Execução Multi-Institucional:

Descrever os mecanismos de articulação a serem utilizados para execução do projeto, sempre que houver parceria institucional ou redes cooperativas de pesquisa, caracterizando seus instrumentos operacionais de gestão.

Não se aplica!

Resultados Parciais Esperados:

Especificar os resultados parciais a serem obtidos com a execução do projeto.

- Disponibilização de um protótipo para ser testado pelas equipes de professores e alunos que participam dos cursos

Resultados Finais Esperados:

Especificar os resultados finais a serem obtidos com a execução do projeto.

- Socialização de um ambiente digital, com base livre (Software livre), para ser utilizado no gerenciamento e dinamização de cursos que possuam estrutura curricular hipertextual

Mecanismos de Transferência de Resultados:

Relacionar os mecanismos que estão/estarão sendo utilizados para propiciar a transferência dos resultados esperados pelo projeto para outras instituições de P&D, empresas, órgãos públicos e privados, especificando o nível de articulação alcançado, quando for o caso.

Como o ambiente será desenvolvido e registrado como Software Livre, estaremos disponibilizando o software na internet, de forma que todas as instituições de ensino que desejarem experimentá-lo, estudá-lo e aperfeiçoá-lo o possam fazê-lo, fortalecendo assim dinâmicas pedagógicas inovadoras

Infra-estrutura disponível:

Realizar um breve diagnóstico sobre a infra-estrutura disponível na instituição onde será desenvolvido o projeto.

Bibliografia

BONILLA, Maria Helena Silveira. Escola aprendente: desafios e possibilidades postos no contexto da sociedade do conhecimento. Salvador, 2002. Tese (doutoramento) – Programa de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal da Bahia/ Faculdade de Educação. 304 p.

CASTELLS, Manuel. A era da informação: economia, sociedade e cultura - A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 1999.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Ed. 34, 1999.

PRETTO, Nelson De Luca; SERPA, Luis Felippe Perret. A educação e a sociedade da informação. In: DIAS, Paulo; FREITAS, Candido Varela de. Challenges 2001. Actas da II Conferência Internacional de Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação. Braga: Centro de Competência Nónio Século XXI da Universidade do Minho, 2001, p. 21-41.

SILVA, Marco. Sala de aula interativa. Rio de Janeiro: Quartet, 2000.

Fundamentação Teórica

O uso das TIC na educação vem sendo objeto de estudos e experimentos em praticamente todo o mundo e começamos verificar um certo descrédito sobre a sua verdadeira eficácia. É comum afirmar-se que a incorporação dos computadores na educação não pode ser mera repetição dos tradicionais cursos ou aulas, estando as mesmas, no entanto, ainda centradas na superada e tradicional concepção das tecnologias educacionais, associadas à práticas de instruções programadas tão conhecidas dos educadores algumas décadas atrás. Temos percebido que a maioria dessas experiências tem incorporado as TIC ao sistema pedagógico apenas como ferramentas, como meros auxiliares do processo educacional, de um processo caduco que continua sendo imposto ao cotidiano das pessoas que vivem um outro movimento histórico. Percebemos ainda que a distinção entre educação presencial e a distância faz pouco sentido, pois estando essas tecnologias presentes, mudam as dimensões espaço-tempo e, com isso, a distinção presencial/a distância esvazia-se de sentido. Também, a assunção irrestrita dessas inovações sem um distanciamento crítico, tem provocado um forte mal-estar dentro de muitas instituições que compram pacotes prontos como bóias de salvação para simplesmente adaptarem-se às demandas postas pelo sistema. É importante pontuar, dessa forma, que as mudanças na área educacional não devem atender apenas aos modismos, às imposições do mercado de hardware ou às necessidades do mercado de trabalho, mas caminharem no sentido de uma inserção ativa no processo mais amplo de transformações que já vêm ocorrendo no mundo desde a segunda metade do século XX e que implicam um movimento relacional de mútua transformação entre cultura local e cultura global.

Impactos previstos:

informar os impactos potenciais da utilização dos resultados esperados pelo projeto, apresentando um conjunto de indicadores - sempre que possível quantificáveis - capazes de dimensionar e permitir seu monitoramento a curto, médio e longo prazos.
Impacto Científico:
Apresentar indicadores voltados à área científica, tais como formação de recursos humanos, teses, publicações, congressos, comunicações, citações, aplicações, entre outros.

Impacto Tecnológico:
Apresentar indicadores voltados à área tecnológica, tais como desenvolvimento de produtos ou processos, obtenção de patentes, entre outros.

Impacto Econômico:
Apresentar indicadores voltados à área econômica, em termos da transferência dos resultados do projeto e sua incorporação pelos setores de produção industrial, serviços e governo, tais como redução de custos, investimentos e retorno financeiro às instituições participantes da proposta.

Impacto Social:
Apresentar indicadores voltados à área social, em termos de sua influência nos níveis de qualidade de vida das populações afetadas, em âmbito regional ou local, tais como emprego, renda, saúde, educação, habitação, saneamento, entre outros

Impacto Ambiental:
Apresentar indicadores voltados à área ambiental, em termos de sua influência nos níveis de qualidade da água, ar e solos, da preservação da diversidade biológica ou recuperação de degradação, entre outros.

Orçamento

(especificar, com quantidade e valor):

-- MariaHelenaBonilla - 29 Mar 2005

Página Inicial >> WebIncubadora
Editar Anexar Versões Mais...
Projeto Software Livre - Bahia
TableLess - Coerência, Simplicidade e Acessibilidade no código HTML TWiki - Ambiente Web Colaborativo %btXHTMLok% %btCSSok%
ultima revisão: r2 - 30 Mar 2005 - 00:49:53 - MariaHelenaBonilla     |     Copyleft Faced-UFBA