CETAD UFBA

"As drogas, mesmo o crack, são produtos químicos sem alma: não falam, não pensam e não simbolizam. Isto é coisa de humanos. Drogas, isto não me interessa. Meu interesse é pelos humanos e suas vicissitudes."
Antonio Nery Filho

Não há medicação que resolva o abuso de drogas, declara Verona

por Paula Boaventura em

| More


Em entrevista ao CETAD Observa, o presidente do Conselho Federal de Psicologia, Humberto Verona, defende o direito à cidadania dos usuários de drogas e alerta para os riscos e eficácia de tratamentos com internação de longa duração.

Humberto Verona O Conselho Federal de Psicologia (CFP) lançou na última semana o portal Drogas e Cidadania, site que reúne artigos, reportagens, vídeos, entrevistas e recomendações do Conselho para profissionais da rede de atenção a usuários de álcool e outras drogas. Para o CFP, "não há saída para o sofrimento humano – seja este consequência da submissão do homem a um objeto químico ou não – fora da cidadania."
Entre a diversidade de informações que o site dispõe, o Conselho faz uma uma alerta à sociedade, através de manifesto "Pelo tratamento sem Segregação", contra algumas medidas e decisões que vão de encontro às orientações da Política Nacional de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas, como a internação compulsória de jovens e crianças usuárias de drogas e o fortalecimento de instituições de internação de longa duração.
Em entrevista ao CETAD Observa, o presidente do CFP, Humberto Verona, discorre sobre os modelos de atenção e tratamento a usuários de álcool e outras drogas no país, esclarece quanto a eficácia de medidas como a internação de usuários de substâncias psicoativas e reclama a priorização de investimentos para a implantação de equipamentos da rede pública de atenção, como os CAPSad 24 horas e Casas de Acolhimento Transitório (CAT).

Leia a entrevista!

fonte: CETAD Observa

create new tag

Contador de visitas grátis

Pressione Enter para enviar a busca.

Logar